Para o empreendedor, o sucesso e o fracasso andam lado a lado durante a sua jornada. Saber como lidar e aprender com as conquistas e derrotas são a chave de sucesso para pessoas que querem criar grandes empresas.
“Minha startup falhou. E gora?” foi tema de debate no terceiro e último dia de painéis do Whow! Festival de inovação. Para discutir isso, um time de peso foi convocado na tentativa de ajudar os empreendedores a entender melhor o temido fracasso.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
José Prado, fundador da Conexão Fintech e moderador das discussões, acredita que Brasil ainda está engatinhando na aceitação do fracasso. O insucesso, que fora do País é elogiado por empresas e investidores, ainda tem significado pejorativo por aqui.
“O Brasil está criando agora essa cultura de quebrar, pivotar e começar de novo a buscar outro modelo. É importante perceber o momento de parar, quando sair, mas antes de tudo é preciso definir o que é fracasso ou uma oportunidade de pivotar”, disse.
A pivotagem foi a solução encontrada pela Paggui. Em 2012, a empresa, que antes atuava como Kiik, viu que a tecnologia que eles ofereciam ainda não era bem aceita pelos seus consumidores.
Após muitas discussões, os fundadores entenderam que insistir no projeto seria um verdadeiro fiasco e mudaram a ideia das operações.
“É muito importante analisar se os clientes estão no mesmo tempo da solução antes lançar a ideia”, disse Maurício Valim, CEO da Kiik/Paggui. “Entender o cenário que você está inserido e as dificuldades do momento ajudam o empreendedor a ter os pés no chão, pensar se está na hora certa e no público certo. Mas além de avaliar a oportunidade que você tem é preciso aprender com a falha você teve”, completou.
Falhas criam novas oportunidades
Para Anna Carolina Aranha a frustração foi o principal motor para mudar totalmente a vida profissional e começar a empreender. Após anos trabalhando em multinacionais, Aranha conta que tirou um ano sabático para conhecer novos tipos de negócios. Foi ai que nasceu o PipeSocial.
A primeira edição do Whow! Festival de Inovação, organizado pelo Grupo Padrão, que publica Consumidor Moderno, acontece em mais de 70 lugares de São Paulo. Acompanhe a cobertura aqui e nas redes sociais com a #WhowFestival!