Pesquisar
Close this search box.
/
/
O fator digital (e decisivo) na eleição de 2018

O fator digital (e decisivo) na eleição de 2018

A eleição do ano passado foi decidida no mundo digital, muito embora o maior gasto tenha sido com o velho e discutível santinho. Quem usou dados, venceu

Um recente estudo produzido pela Internet Lab, um centro independente de pesquisas sobre direito e digital, em parceria com o WhoTargets.Me, exibiu um importante balanço sobre a propaganda eleitoral paga em 2018. Chamado projeto “Você na Mira”, o levantamento mapeou, por meio de um software, a prestação de contas dos partidos políticos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir daí foi possível concluir, por exemplo, que a política brasileira e o mundo corporativo não são muito diferentes quando o assunto é a transformação digital: tanto lá quanto cá, gasta-se muito com o mundo analógico, mas o que tem feito a diferença é o fator digital.
De acordo com o estudo, os partidos políticos gastaram R$ 3,1 bilhões com publicidade no ano passado. Desse total, 20% foi destinado ao custeio do velho e reprovável santinho e todos os demais materiais impressos. O gasto com o impulsionamento do conteúdo do candidato na internet, que sabidamente foi decisivo na última corrida eleitoral, abocanhou meros 2,5%. Não à toa, o partido que soube equilibrar gasto com conteúdo foi o grande campeão das eleições do ano passado: o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.
A força dos dados no ambiente político foi um dos assuntos do Seminário Power Analytics, uma iniciativa do Grupo Padrão. 

Eleitor no centro da eleição

José Raggio Colagrossi, political data analysis expert & partner da empresa Social QI, uma empresa de análise de dados e com forte presença no mundo político, abriu o painel de encerramento do evento destacando a necessidade de ouvir a voz do eleitorado brasileiro no ambiente digital – assim como algumas empresas têm feito com os consumidores.

Ele conta que a empresa trabalhou na campanha vitoriosa do governador João Dória (PSDB) ao sugerir caminhos e abordagens com os seus eleitores. Mas não foi apenas isso. Eles também atuaram no monitoramento da temperatura da internet tanto na primeira tentativa de votação da Reforma da Previdência, em 2017, quanto este ano – e que atualmente passa pela discussão no Senado Federal.

Comportamento

“Se compararmos o ano de 2017 e 2019, muita coisa mudou no monitoramento digital. As ferramentas evoluíram e estamos cada vez mais assertivos. No entanto, mesmo há dois anos, tivemos muito sucesso no nosso trabalho. Na ocasião, fizemos o ‘tagueamento’ manual de todos os deputados envolvidos na votacão da reforma da previdência. Olhamos o que eles postavam, curtiam ou compartilhavam. O trabalho deu certo e acertamos o resultado da votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça, uma das mais importantes dentro do parlamento)”, disse Colagrossi.
No marketing digital político, o resultado foi ainda mais animador. As campanhas que utilizaram os recursos digitais souberam alinhar discursos, expectativas e, sobretudo, bandeiras. “No início, um dos nossos candidatos tinha uma rejeição alta dentro do eleitorado que ele queria atingir. Nós identificamos os assuntos com maior aceitação do público, contribuímos com o discurso e o resultado foi a vitória”, disse.
Alguém duvida que a próxima eleição será decidida no ambiente digital de novo em 2020?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]