/
/
Os hábitos dos consumidores brasileiros em fast fashion asiáticas

Os hábitos dos consumidores brasileiros em fast fashion asiáticas

Estudo revela a ascensão das plataformas asiáticas no mercado brasileiro de moda e aponta fatores que influenciam mudanças nos padrões de consumo

Nos últimos anos, os hábitos de compra no setor de moda passaram por uma transformação significativa, especialmente no contexto das tendências emergentes da moda rápida das plataformas asiáticas. O “fast fashion” ganhou notoriedade global. O cenário foi impulsionado por marcas e consumidores ávidos por novidades constantes. No centro dessa mudança está o mercado asiático, que desempenha um papel fundamental na definição das direções da moda contemporânea.

Entre o público do fast fashion asiático, as mulheres são maioria. Elas somam 42% das consumidoras de tal plataforma. Além disso, esse formato de compra é bem aproveitado pela Geração Z. Prova disso é o percentual de 48% de pessoas desse grupo que já fizeram suas aquisições. As três categorias de produto mais compradas são: roupas e acessórios, calçados e decoração. As principais razões de escolha das varejistas asiáticas são: preço, variedade e frete grátis. As principais preocupações são: tempo de entrega, qualidade, dificuldade com devolução.

As compras mais feitas em fast fashion asiáticas

Roupas e acessórios de moda estão entre os itens preferidos entre o público geral (66%). Ao mesmo tempo, esse segmento também é o mais escolhido pelos consumidores da Geração Z. Já em segundo lugar, para os clientes de forma generalizada, aparecem os calçados (30%), seguidos pelos utensílios e itens de decoração para o lar (27%) e os eletrodomésticos, telefone e informática (26%). Aparecem ainda na lista de compras mais feitas os artigos esportivos (18%), perfumaria, maquiagem e cosméticos (15%), brinquedos e hobbies (13%), peças e acessórios para automóveis (7%) e artigos para pets (6%).

entre a Geração Z, a ordem de produtos preferidos se altera. O segundo tipo de compra mais feita pelos consumidores desse grupo – eletrodomésticos, telefone e informática – apresenta uma distância percentual para o primeiro (9%). Em terceiro estão os pelos utensílios e itens de decoração para o lar, que tem o mesmo percentual de calçados (6%). Também com números parecidos, surgem em seguida na lista peças e acessórios para automóveis, brinquedos e hobbies e perfumaria, maquiagem e cosméticos, ambos com 4% de escolha entre o público Z. Por último estão os artigos para pets e artigos esportivos, com 2% cada.

“Sabemos que muitos dos consumidores dessas plataformas asiáticas são heavy users, ou seja, que compram pelo menos uma vez por semana e fazem essa compra impulsiva, frequente. Ela é muito beneficiada pela usabilidade rápida e fácil dessas plataformas. Então, eu diria que esses são os grandes trunfos das plataformas das varejistas asiáticas. Com isso, elas ganharam um grande mercado, se estabeleceram e passaram a ganhar a fidelidade e a confiança dos consumidores brasileiros”, comenta a representante da Brain Behavior.

O que motiva as compras em fast fashion asiáticas?

“O combo de investimento em marketing, além de benefícios como preço e variabilidade, contribuíram para esse grande estouro das varejistas asiáticas. Além disso, é importante destacar a questão da usabilidade das plataformas. A compra fácil e rápida, facilita para que os consumidores tenham uma compra mais impulsiva, uma compra mais rápida”, acrescenta Tiziana Weber.

O que mudou com as novas tributações?

“As novas tributações impactam principalmente os envios internacionais. Hoje, as plataformas asiáticas já têm nos seus marketplaces estabelecidos muitos vendedores brasileiros. Então, com certeza ainda é um negócio que deve se manter relevante. Depois de um crescimento acelerado, elas passam a estar estabelecidas no mercado e, com certeza, caíram no gosto dos consumidores brasileiros, que passam a ter esse hábito de compra frequente de relacionamento e confiança com as plataformas”, finaliza Tiziana Weber.

Foto: Shutterstock.com



Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]