Comprar pela internet se tornou algo normal não só para os consumidores brasileiros, mas para grande parte do mundo. E, igual as lojas físicas, os compradores têm suas queridinhas, seja pelo preço, variedade ou rapidez de entrega – e nesses quesitos as gigantes chinesas lideram o ranking de marketplace fashion preferido pela população nacional: Shein e Shopee são as favoritas dos brasileiros quando o assunto é atualizar o guarda-roupa.
Uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica mostrou que 64% dos consumidores brasileiros compram roupas nas fast-fashions asiáticas pelo menos uma vez por mês. Além das citadas anteriormente, o Aliexpress também faz parte da lista de plataformas de venda mais visitadas pela população do Brasil.
Leia mais: Candidatos frustrados não consomem de marcas recrutadoras
Por mais que a Shein seja febre nas redes sociais, ela está em segundo lugar, com 40% dos consumidores. A Shopee fica na frente, somando 52% das respostas, e o Aliexpress vem na retaguarda, com apenas 5%. O que faz esses sites serem a primeira opção em vez das marcas nacionais é principalmente o preço acessível e a facilidade para compra. A pesquisa mostra que os clientes gastam, em média, de R$ 200 a R$ 500 por compra, já que a maioria dos produtos é importado e vale mais a pena para o consumidor adquirir em grandes quantidades.
Mesmo assim, parte dos respondentes ainda preferem ir nas lojas físicas (39%), contra 35% que utilizam a internet para consolidar as compras. Quando questionados sobre suas favoritas nacionais, a mais lembrada foi Casas Bahia (11%), já C&A e Magazine Luiza ficam com 9% das citações.
+ NOTÍCIAS
Mercado literário no Brasil: livros físicos versus e-books na escolha dos leitores
Quais são os hábitos dos brasileiros com seus smartphones?