Na quarta-feira (3), Facebook, Instagram e WhatsApp apresentaram falhas no carregamento de mídias. Era impossível postar, visualizar ou interagir com vídeos e fotos. Pelos aplicativos Messenger e Whatsapp ainda era possível trocar mensagens de texto. Já o Instagram – aplicativo totalmente baseado em vídeos e imagens – foi o maior afetado. Publicações feitas da manhã da quarta-feira até o início da noite não apareciam para os usuários.
LEIA TAMBÉM: WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros
No inicio do dia, a equipe do Facebook foi a publico nas redes sociais para justificar a falha que afetou milhares de pessoas e negócios ao redor do mundo.
“Durante uma de nossas manutenções de rotina, acabamos por provocar um problema que está tornando difícil o upload ou envio de fotos e vídeos. Estamos trabalhando para trazer as coisas de volta à normalidade o mais rápido possível. Pedimos desculpas por qualquer inconveniência.” Declarou a conta do Facebook no Twitter
During one of our routine maintenance operations, we triggered an issue that is making it difficult for some people to upload or send photos and videos. We’re working to get things back to normal as quickly as possible and we apologize for any inconvenience.
— Meta for Business (@MetaforBusiness) July 3, 2019
Um problema recorrente
Esta não é a primeira falha da rede social neste ano. No dia 13 de março, Facebook e Instagram apresentaram falhas para usuários em todo o mundo. Não era possível fazer publicações no Facebook ou no Instagram e o WhatsApp ficou instável durante todo o período.
Em 29 de maio, devido a um back-up do sistema, todos os serviços também apresentaram diversas falhas. Já no dia 23 de junho, o Facebook estava inacessível para toda a Inglaterra.
No final do ano passado foi confirmado pela própria mídia social que uma falha de API permitira a apps terceiros o acesso de fotos privadas que estavam armazenadas no site. Também em setembro do ano passado, um ataque hacker aos servidores do Facebook foi responsável pelo vazamento de dados de mais de 29 milhões de pessoas. Os dados incluíam e-mail, nome, telefone, últimas pesquisas realizadas e check-ins dos usuários nos últimos lugares visitados.
O que as falhas implicam para os negócios
O Facebook disponibiliza e atende diversos negócios, seja em seu marketplace próprio ou em sua plataforma de anúncios. A cada queda, milhares de empresas são prejudicadas. Sobre isso, a rede social esclareceu que todos os problemas já estavam 100% resolvidos.
Earlier today, some people and businesses experienced trouble uploading or sending images, videos and other files on our apps and platforms. The issue has since been resolved and we should be back at 100% for everyone. We're sorry for any inconvenience.
— Meta (@Meta) July 4, 2019
“Hoje, mais cedo, algumas pessoas e negócios experenciaram problemas com o upload ou envio de imagens e outros arquivos em nossos aplicativos e plataformas. O problema desde então foi resolvido e nós devemos estar 100% de volta para todos.”
VEJA MAIS: Instagram vai permitir que usuários comprem direto pelo app