Em pesquisas recentes, concluiu-se que o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros, cerca de 59% deixam o app na sua tela inicial do smartphone.
Em novo estudo, o Grupo Croma revela que o aplicativo é também o mais acessado. A pesquisa faz parte do lançamento de um painel contínuo para medir as mudanças e novas tendências do mundo mobile brasileiro.
O smartphone faz parte do nosso convívio diário há alguns anos e tem se tornado cada vez mais uma ferramenta necessária não só para comunicação, mas também para trabalho, lazer e outros usos cotidianos.
Neste estudo, isso fica visível. 1.400 usuários em todo o país participaram da pesquisa e 65% utilizam o telefone antes de deitar e 50% ao despertar.
Em todas essas ocasiões de uso do celular, o WhatsApp revela-se a primeira opção em todos os casos. Cerca de 60% utilizam o aplicativo para fins profissionais contra 20% que preferem o e-mail. Os dados foram coletados durante o primeiro trimestre do ano e, o objetivo deste painel contínuo é um estudo linear dos hábitos do brasileiro ao interagir com seu celular.
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“Os dados podem ser utilizados por empresas de diferentes setores, porque tem como foco o comportamento humano com uma de suas principais interfaces tecnológicas: o smartphone. Sem dúvidas, o painel é uma ferramenta importante para criar estratégias de negócios mais assertivas,” explica Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.
O Facebook é responsável pelas operações do WhatsApp. assim como o Instagram, a rede social passa por constantes adaptações para uma integração maior aos outros produtos da gigante digital. Mesmo com o sucesso no Brasil, o mensageiro encontra dificuldades para penetrar em países como Estados Unidos e na Ásia.
Um mercado difícil em outros lados do mundo
Os americanos utilizam principalmente o SMS, devido às baixas tarifas e a eficiência do serviço que possibilita o envio de imagens e vídeos. O mensageiro nativo da Apple, o iMessage é o mais popular por lá, seguido do Messenger do Facebook. Já na Ásia, há particularidades em muitos países, os concorrentes WeChat, Weibo e KakaoTalk dominam o público asiático.
Segundo o The Verge, em janeiro deste ano, o Facebook anunciou que em breve será possível que usuários da rede social, Instagram e WhatsApp, troquem mensagens entre si, em um aplicativo só. A esperança do Facebook é de que a plataforma fundida seja a principal opção dos usuários na hora de trocar mensagens.