As duas maiores redes supermercadistas do País reforçaram seus investimentos no formato de lojas que tem apresentado piores resultados nos últimos anos. enquanto as vendas em lojas de vizinhança e no atacarejo vêm em expansão, nos hipermercados o cenário é de desaquecimento (-0,7% em 2014, segundo dados da Nielsen). Para superar esse cenário, Extra e Carrefour têm recebido atenção especial.
No Extra, bandeira de hipermercados do GPA, foram investidos R$ 19 milhões em duas lojas em São Paulo (Ricardo Jafet e Guaianases) para o desenvolvimento de um novo conceito, que envolveu diversas áreas da empresa para modernizar não apenas a estrutura física , mas também os serviços, sortimento, precificação e a jornada do cliente no hipermercado. ?Queremos simplificar a ida do cliente ao hipermercado?, afirma Laurent Cadillat, Diretor Executivo do Extra.
O projeto teve como base um estudo sobre os consumidores e suas expectativas para o modelo de hipermercado. ?Percebemos que há demandas específicas, que podem ser atendidas com diferentes modelos de lojas, além de variações regionais?, diz o executivo. De forma geral, o novo conceito aumenta a prestação de serviço aos clientes, especialmente no açougue, peixaria, frios, rotisserie e padaria. Uma nova área da loja contará com itens gourmet, orgânicos, importados e funcionais a preços acessíveis, enquanto nos não-alimentos o destaque fica para o Extra Mobile, espaço onde serão comercializados produtos e serviços de telefonia móvel, e para a venda de colchões em um espaço exclusivo.
O novo conceito será replicado para mais unidades Extra ainda este ano, em um investimento total de cerca de R$ 100 milhões.
No Carrefour, a nova geração de hipermercados ganhou uma loja em Jundiaí (SP). O modelo, que já conta com 24 unidades no País e vem sendo desenvolvido há cerca de um ano e meio, também foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa sobre o comportamento e as preferências dos consumidores. O layout, mais moderno, tem corredores mais amplos, mais iluminação, destaque para as promoções na entrada da loja, um mix mais amplo nas categorias de não-alimentos e foco maior em serviços, com atenção especial ao atendimento nas seções de carnes, peixes, frutas, legumes e verduras.
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