Pesquisar
Close this search box.
/
/
Personalização: uma estratégia de vendas eficaz

Personalização: uma estratégia de vendas eficaz

Redes estudam o comportamento do cliente e buscam oferecer o produto certo no momento certo

Oferecer experiência por meio de loja virtual não é tarefa fácil. Atender a muitas pessoas de forma personalizada é um grande desafio, mas não é só coisa de ?peixe grande?.

Em um painel do maior congresso de varejo do Brasil, o BR Week 2015, mediado por Andrea Bisker, CEO da Sparkoff, a diretora de marketing do Hotel Urbano, Priscila Erthal, Bruno Emerick, diretor de marketing Analytics para varejo da FICO e Rui André Barboza Duarte, gerente de marketing wine.com.br discutiram as melhores formas de estudar o cliente e a buscar oferecer o produto certo, no momento certo e com o preço adequado.

?Segmentação e personalização são assuntos muito discutidos hoje e isso já está acontecendo. Bons exemplos são a Amazon e Ebay?, disse Andrea Bisker da Sparkoff. Mas, empresas brasileiras de menor porte também estão buscando o maior número possível de informações sobre os clientes para atendê-los de forma precisa. ?Quando você entende o que ele quer, no momento que ele quer, a chance de conversão é muito maior?, afirmou Priscila Erthal, do Hotel Urbano. No e-commerce, todas as informações de compra e busca dos consumidores são coletadas e usadas para ofertas futuras de forma personalizada, utilizando um recurso de geolocalização.

A wine.com.br trabalha com um clube de assinaturas e Duarte acredita que o BI é fundamental no processo de personalização. ?Os sócios nos trazem informações importantes sobre suas preferências e gostos. Entendendo o hábito de consumo deles, a gente classifica em clusters de perfis parecidos. Para isso, usamos muito as redes sociais e uma área do site direcionada a interatividade com o consumidor?, disse o gerente.

A FICO é conhecida pelos serviços financeiros, mas também atua no varejo, ajudando as empresa a identificar o melhor momento de ofertar e o que ofertar aos clientes. Bruno Emerick contou o case de uma rede varejista que começou a enviar ofertas de fraldas para uma moça que ainda não tinha filho. ?O pai dela perguntou para o gerente da loja porque ele estava oferecendo fraldas se não tinham utilizada para a família. Três meses depois o pai voltou à loja dizendo que a filha dele d estava grávida?, comentou Emerick.

Andrea reforçou a ideia de que não precisa dispor de muita verba para estudar o cliente. ?Uma loja simples pode fazer isso. É possível identificar o perfil do consumidor e montar estratégias diferentes de comunicação?, disse. Conhecer o cliente foi a frase citada como principal fundamento para a personalização, por todos os participantes do painel. ?Dá para começar devagar e usar a matemática é importante?, disse Emerick.

Duarte aconselhou a ir até a loja, observar e interagir com o cliente. ?Nós participamos de todos os processos, inclusive vamos entregar os produtos junto com a área de logística para ver a reação do cliente ao receber a compra?, completa Duarte.

Leia mais

A reinvenção da Camisaria Colombo

Como apoiar o pequeno e médio varejista?

Se é online por que preciso humanizar?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]