Estamos nos aproximando do momento de uma importante transição. As gerações Y e Z vão começar a tomar o mercado e o varejista precisa estar preparado, porque esse novo consumidor chega com uma sensação preocupante: o sentimento de exaustão.
O ?VIII Fórum ABA trade? foi promovido, recentemente, pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), em São Paulo, para discutir como trabalhar o shopper marketing por meio de uma gestão estruturada e traçar um perfil do novo consumidor.
De acordo com Jacques Meir, Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão, o valor está nas relações. ?O novo consumidor está buscando novas formas de relacionamento, que sejam mais velozes, diretos e em rede?, afirmou. ?Eles estão super conectados: geram, compartilham e recomendam conteúdo constantemente. E isso proporciona novas formas de agir, pensar e trabalhar?, complementa.
O varejo precisa aprimorar a capacidade de gerar vínculos e conexões, porque, segundo Meir a sociedade hoje está passando da fase do ?eu? para o ?nós?, menos posse e mais acesso. ?O varejista precisa analisar se quer conquistar consumidores ou fãs?, disse.
Para ter sucesso, os esforços precisam ser feitos em conjunto (varejo e indústria), e devem se adaptar às exigências do novo consumidor, fazendo o básico bem feito. ?Produto hoje é avatar de serviço. É isso que o consumidor quer e é isso que o varejo precisa oferecer?, finaliza Meir.
Segundo a Vice-Presidente do Comitê de Trade & Shopper Marketing da ABA, Renata Toscano, a parceria entre indústria e varejo é fundamental para o bom andamento dos negócios. ?Unir conhecimento e compartilhar informação é importante para traçar melhores estratégias de vendas?, afirmou. Renata recomendou que seja feito um trabalho bem elaborado de sazonalidade no varejo. ?O calendário sazonal oferece muitas oportunidades de vendas e deve ser pensado por canais e região, liderado pela área de trade em parceria com o marketing e a área de vendas da empresa?, complementou.
Leia mais
O cliente quer serviços eficientes