/
/
Exportação de calçados perde um décimo da receita

Exportação de calçados perde um décimo da receita

Queda não foi apenas no volume, revela pesquisa da Abicalçados

O ano de 2015 fechou com o embarque de 124 milhões de pares de calçados exportados por US$ 960,4 milhões, o que representa quedas de 4,2% no volume e 10% na receita no comparativo entre dezembro de 2014. Os dados foram elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

Leia também:
Havaianas quer dobrar presença na Europa

Com o dólar valorizado, os produtos importados ficaram menos competitivos no varejo nacional, o que ajudou as produtoras brasileiras de calçados. ?Talvez tenha sido a notícia mais positiva do ano?, avaliou em nota o presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein.

Segundo Klein, o movimento deve continuar ao longo de 2016, com o incremento gradual das exportações de calçados. No ano passado entraram no Brasil 33,26 milhões de pares por US$ 481 milhões, números inferiores 9,6% em volume e 14,3% em dólares na relação com 2014.

Leia também:
Arezzo consegue lucro de R$ 36 mi no trimestre

O principal exportador de calçados do Brasil em 2015 foi o Rio Grande do Sul. No ano passado, os gaúchos exportaram 20,47 milhões de pares que geraram US$ 370 milhões, 4,4% menos do que em 2014. O segundo maior exportador do ano passado foi o Ceará, de onde partiram 50,66 milhões de pares por US$ 263 milhões, 15,3% menos do que o resultado do ano anterior.

Em 2015, o principal destino do calçado verde-amarelo foi os Estados Unidos, para onde foram embarcados 11,76 milhões de pares por US$ 191,87 milhões, número 0,9% inferior ao do ano anterior. O segundo destino do calçado brasileiro foi a Argentina, que apesar da sua crise econômica comprou 8 milhões de pares por US$ 67,48 milhões, 17,4% menos do que em 2014.

Leia também:
Dumond lança loja de vitrine aberta em São Paulo

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]