Presente no mercado europeu desde 2008, a Havaianas mudou sua estratégia na região para acelerar seu crescimento. Com operações próprias em países como Itália, França, Reino Unido, Espanha e Portugal, a marca passará a investir diretamente em mercados como Alemanha, Áustria, Holanda e Bélgica, até então gerenciados através de distribuidores.
Nesses países, a empresa avançará com a mesma estratégia de quando chegou à Europa: criar notoriedade para a marca por meio de investimentos em marketing e na plataforma digital, além de ampliar a rede de distribuição de seus produtos. Atualmente, a Havaianas tem 127 lojas na Europa, das quais 22 na Itália, o principal mercado da marca na região. Cerca de 100 desses pontos de venda são sazonais e, com isso, fecham as portas durante o inverno. A marca também é distribuída por cerca de 8.000 lojas multimarcas e as vendas via atacado correspondem a cerca de 80% da empresa na região.
A Europa é hoje o segundo maior mercado da marca, atrás apenas do Brasil, e a meta é dobrar o volume de negócios no Velho Continente até 2020. A rede abriu neste mês em Barcelona sua maior loja europeia, com 120 metros quadrados, o triplo do tamanho normal dos PDVs da marca.
No Brasil, a expectativa neste ano é crescer 20%, apesar dos ventos contrários da economia.