Num cenário onde tecnologia e sustentabilidade são cada vez mais demandadas, a Alme, marca do grupo AZZAS 2154, desponta como uma referência na integração de conforto, design e responsabilidade ambiental. Criada em 2018 e relançada em 2021 com foco reforçado na sustentabilidade, a marca busca alinhar suas práticas aos valores dos consumidores, cada vez mais atentos à procedência e ao impacto dos produtos que compram.
“Existia um local no mercado, o de conforto e bem-estar, que poderia ser mais bem explorado”, comenta Isabella Barbieri, gerente de Marketing da Alme. “Com a chegada da pandemia, evoluímos o posicionamento e trouxemos com mais força o pilar da sustentabilidade. Entendemos, como grupo, ser importante fortalecer essa mensagem de uma marca expoente, que realmente olhasse para a categoria de calçados de uma forma diferente”.
Furando a bolha
Sendo assim, foi feito um mapeamento dos aspectos que seriam abordados pela marca, além das diretrizes que a companhia já tinha. De acordo com Isabella, no novo momento da marca, a partir de novembro de 2021, surgiu o objetivo de furar a bolha da moda sustentável e mostrar que ambas podem caminhar juntas.
Na busca por materiais de menor impacto ambiental, a marca tem trabalhado com uma tecnologia chamada ACV (Análise de Ciclo de Vida). Um modelo padrão da Alme, por exemplo, emite, em média, metade do carbono de um calçado tradicional. Isso se deve ao uso de materiais como algodão reciclado, EVA verde e fibras de garrafas PET recicladas. Além disso, a marca usa ainda um material chamado “bio bambu” na produção dos calçados. Esse material simula o couro e tem uma alta durabilidade, um dos principais atributos requeridos pelo consumidor.
Outro material utilizado na produção de calçados, mais especificamente dos chinelos, é a cana-de-açúcar. Essa tecnologia da Braskem, desenvolvida no Brasil, para ser uma alternativa ao plástico tradicional. “O objetivo é oferecer um sapato muito bonito, que não tenha uma estética de um produto rústico, que ofereça conforto e seja feito de materiais diferenciados”, pontua.
A Alme tem buscado, como marca, ser um laboratório de experimentação de novas matérias-primas. A empresa busca utilizar suas inovações e como benchmarking para as demais marcas do grupo e, principalmente, na vertical de calçados. “Além de ser esse laboratório, queremos inspirar o mercado”, acrescenta Isabella.
Parcerias estratégicas
A Alme também colabora com outras marcas do grupo AZZAS 2154, como Arezzo e Foxton, para ampliar o alcance de seus produtos. “Já estamos na terceira edição de nossa colaboração com a Arezzo, com o tênis Lume. Ele foi um sucesso absoluto nas lojas e no e-commerce. Essas parcerias mostram que a moda sustentável pode ser integrada ao mainstream sem perder sua essência”, destaca Isabella.
A experiência do consumidor não se limita apenas à aquisição de um produto. Na Alme, a jornada inclui também o acesso a informações sobre a cadeia produtiva, proporcionando maior confiança e engajamento. Isso acontece por meio de parcerias com empresas como a Blockforce. Especializada em rastreabilidade via blockchain, a marca consegue mapear a trajetória de cada produto, desde a origem até a loja.
“Conseguimos mostrar ao cliente o caminho que o produto fez até chegar à loja. Assim, ele entende a composição, o processo e o impacto até chegar à mão dele. Em até 20% das nossas vendas, conseguimos dar essa visibilidade ao consumidor. Isso reforça a curiosidade que muitas pessoas têm do que está por trás dos produtos, desde o local de produção a composição dos materiais usados”, explica.
Com foco nos próximos anos, o grande objetivo da marca é trabalhar com inovação e apoiar a cadeia de fornecimentos. Isabella frisa também a importância de caminhar junto aos parceiros. Além disso, como parte da vertical de calçados, a companhia busca fomentar a região onde sua produção está localizada – na região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul.
“Devemos seguir o trabalho que temos feito com os fornecedores, e apoiar as marcas nessa inspiração por novos materiais. Esse é um dos nossos objetivos como negócio”, finaliza.