Com o passar dos anos, as empresas começaram a entender que promover uma boa experiência vai além de um ótimo atendimento: compreende toda a jornada do consumidor, desde o primeiro contato com a marca até o momento do pós-venda. E, às vezes, é algo que ultrapassa o humano e abrange outros pilares da vida dos clientes, como a presença dos pets.
Nos anos da pandemia, especialmente por causa do home office, muitos pets foram adotados e fazem companhia a seus donos, um laço forte e que veio para ficar. Assim, ficou comum que as lojas reservem um espaço pet em seus ambientes físicos, como ocorre com a Vivo: em 2020, a empresa inaugurou um local dentro de uma unidade da marca para os pets e ampliou, em 2022, esse projeto para as mais de 180 lojas do País.
“A tecnologia e conexão permeiam todas as frentes de atuação da Vivo. Queremos nos aproximar ainda mais do público entusiasta das causas e cuidados de animais utilizando a força da nossa marca, nossos ativos e presença no Brasil para tornar a vivência e experiência do cliente em nossas lojas únicas”, pontua Gustavo Nóbrega, diretor de Canais da Vivo.
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Experiência dos… pets?
A Vivo tem declarado ao longo do tempo muito apoio à causa animal. Após lançar a “licença PETernidade”, que incentiva que seus funcionários adotassem um animalzinho de estimação para receber um dia folga na empresa, a marca avança para expandir os espaços pet em suas lojas, que contam com apoio com água, saquinhos de lixo e lenços umedecidos.
Ao todo, a Vivo Pets — segmento destinado à causa animal dentro da empresa — já possui ações que incentivam e intermedeiam a adoção consciente de animais, além da incorporação de produtos pets no portfólio das lojas físicas, e-commerce e marketplace da marca. Há também rastreadores para coleiras de animais, alimentadores inteligentes e até câmeras smarts para monitorar o pet em casa.
Para além dos recursos tecnológicos, a Vivo também tem uma ação de conectar animais que precisam de um lar a donos interessados em adotar esses pets. A marca disponibiliza um site para conectar ONGs a essas pessoas e, assim, encontrar cuidadores responsáveis.
Todo esse incentivo não apenas cria uma conexão profunda com uma causa já conhecida, mas também amplia a experiência do cliente: os consumidores estão cientes das ações da Vivo e muitos inclusive escolhem a marca em razão do projeto Vivo Pets. Além disso, a marca se estabelece como um ponto seguro para as pessoas se relacionem com outros donos de animais de estimação.
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