Todos os anos a 100 Open Startups, plataforma líder em open innovation no país, divulga um ranking com as startups mais atraentes para o mercado corporativo. O resultado é obtido a partir de uma análise das relações de inovação aberta registradas com empresas no período de 12 meses. E, em 2020, o crescimento do ranking mais do que dobrou, evidenciando o amadurecimento de todo o ecossistema. “Na edição deste ano, as startups somaram 34.677 pontos, contra 14.859 de 2019”, conta Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups.
Entre os destaques estão as startups de Marketplace, que representam 16% das que pontuaram. No ano em que o comércio eletrônico deu um salto, as soluções dessas startups foram cruciais para setores da economia como varejo, alimentos e bebidas, tecnologia da informação e serviços, comércio e serviços de distribuição. Confira o Top 10, uma divulgação exclusiva da Consumidor Moderno:
- Simplifica Fretes
- EUNERD
- NetFoods
- Vibbra!
- Smarkets Inteligência de Negócios
- Round Pegs
- Lavemcasa
- Peerdustry
- Meu Câmbio
- Amo massagem
No total, essas TOP 10 startups de marketplace tiveram 190 relacionamentos validados de open innovation com empresas no último ano.
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Negócios de sucesso
Para chamar a atenção do mercado, as startups precisam trazer soluções inovadoras para dores das empresas. Em primeiro lugar na categoria Top Marketplace do Ranking 100 Open Startups, a Simplifica Fretes oferece soluções tecnológicas para o setor logístico aduaneiro. O objetivo é simplificar o processo de cotação, otimizar o tempo, reduzir os custos e trazer eficiência operacional.
Eduardo Labre, CEO da Simplifica Fretes, explica o trabalho que tem gerado percepção de valor. “Nossa missão é dar tranquilidade aos nossos clientes que todo transporte contratado pela plataforma será realizado e concluído com êxito, já que todas as transportadoras homologadas em nossa plataforma passam por um rigoroso crivo antes de estarem ativas, balizando a qualidade do serviços sempre para cima.”
Com a pandemia, o setor logístico aduaneiro sofreu com a dificuldade de realizar compras de produtos no exterior, além da alta do dólar. Mas, Eduardo conta que o momento também serviu de alerta para a necessidade de digitalização. “O setor sempre trabalhou de forma conservadora, mas muitas empresas começaram a abrir a mente quanto a necessidade de incorporar novas tecnologias no dia a dia para melhorar a gestão e automatizar processos repetitivos. Com isso, conseguimos ter uma maior abertura de conexão com empresas que trabalham com importação e exportação”, afirma.
Outra startup que se destacou na categoria Top Marketplace foi a NetFoods, que trabalha para digitalizar o processo de abastecimento do setor de Food Service. “Desenvolvemos soluções para simplificar e otimizar o processo de cotação e compras de operadores no dia a dia. Nosso diferencial é buscar por uma jornada simples e intuitiva. Entregamos, além da plataforma online, um ótimo atendimento aos clientes”, afirma Adriano Rodrigues de Abreu Faria, CEO da NetFoods.
Adriano acredita que ainda irá evoluir bastante no tema de digitalização, mas conta que houve uma mudança com a pandemia. “As indústrias e empresas fornecedoras tiveram a urgência da implementação do canal digital e com isso nosso volume de negócios aumentou 10x. Nosso objetivo é nos tornarmos a referência na América Latina quando se fala em digitalização do processo de abastecimento no setor de Food Service, seguimos trabalhando para buscar parcerias que nos permitam crescer de forma sustentável e direcionada para entregar a solução que nosso mercado precisa”, diz.
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