Pesquisar
Close this search box.
/
/
Estudo aponta extrato de alga marinha eficaz contra Covid-19

Estudo aponta extrato de alga marinha eficaz contra Covid-19

Substância presente na mesma alga marinha utilizada para fazer sushi, pode ajudar a "prender" o vírus antes que ele possa infectar células humanas, segundo pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer

A luta por uma vacina ou um medicamento que seja capaz de conter o coronavírus está presente diariamente na rotina de pesquisadores e cientistas por todo o mundo.  Nos Estados Unidos, o Remdesivir, desenvolvido pela companhia biofarmacêutica Gilead Sciences, foi considerado um avanço farmacêutico e vem sendo testado de forma experimental para o tratamento da Covid-19.

Recentemente, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), também autorizou a realização de estudos clínicos com o remédio para o pacientes hospitalizados com pneumonia grave provocada pela Covid-19. O pedido foi feito pela PPD do Brasil Suporte a Pesquisa Clínica Ltda e a previsão é utilizar 105 pacientes brasileiros como parte na análise.

No entanto, um novo estudo realizado por Pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer sugere que um extrato de alga marinha pode superar os resultados do Remdesivir.

O que a pesquisa diz?

Intitulada como RPI-27, a substância encontrada na mesma alga marinha presente no sushi, pode ajudar a “prender” o vírus antes que ele possa infectar as células humanas. Segundo os pesquisadores, a aplicação do extrato em testes de laboratório, junto com a heparina, teve um efeito quase 10 vezes mais ativo que o remdesivir no bloqueio da infecção. Já somente a heparina foi um pouco menos ativa que o medicamento, mas também pode ser eficaz no tratamento.

“A alta atividade do RPI-27 e RPI-28 em relação aos outros polissacarídeos testados pode ser resultado de interações multivalentes entre o polissacarídeo e a partícula viral 12. Enquanto a heparina, TriS-heparina e NACH são polissacarídeos lineares, o RPI-27 e o RPI-28 são altamente ramificados, possivelmente conferindo pontos de interação adicionais no espaço tridimensional. maior afinidade do RPI-27 em comparação com o RPI-28 e, portanto, sua atividade antiviral é mais potente, podendo estar relacionada a massa molecular muito maior do primeiro”, diz o estudo.

Spray de heparina?

Após os resultados do estudo, os pesquisadores estão procurando estruturas e parceiros clínicos para testar uma espécie de spray nasal usando heparina, para conter as transmissões de COVID-19 que acontecem pela respiração. Segundo eles, aplicar “a heparina oralmente ou de forma nasal” será um grande avanço positivo.

“As rotas potenciais de entrega desses candidatos a polissacarídeos não anticoagulantes, incluindo os fucoidanos (RPI-27 e RPI-28) e a TriS-heparina, que poderiam ser por meio de um spray nasal, inalador de dose calibrada ou administração oral. Isso é diferente do remdesivir, que deve ser administrado por via intravenosa. A heparina inalada tem benefícios adicionais, como reduzir a coagulopatia pulmonar e a inflamação sem produzir sangramento sistêmico”, aponta a pesquisa.

Veja o estudo completo aqui!


As pessoas diminuíram os cuidados contra o coronavírus?

Os exemplos de gestão pública no enfrentamento ao coronavírus

O coronavírus impacta também a transformação digital da sua empresa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]