/
/
Cinco estratégias que toda marca deveria usar para ter sucesso no TikTok

Cinco estratégias que toda marca deveria usar para ter sucesso no TikTok

Qual o segredo ou habilidades para construir audiências com milhões de usuários do TikTok? Veja dicas de uma das maiores empresas de mídia do mundo

O TikTok se tornou um fenômeno. Foi o aplicativo mais baixado em 2020, chegou ao topo das paradas no primeiro semestre de 2021, e recentemente atingiu 1 bilhão de usuários ativos por mês globalmente.

A plataforma que pode ajudar a catapultar uma ideia criativa para a cultura popular em poucos minutos tem em sua simplicidade, por meio de vídeos curtos, um de seus maiores trunfos.

Mas qual é o segredo ou habilidades necessárias para construir audiências com milhões de usuários da plataforma? Como marcas podem explorar tendências e aumentarem o engajamento com seu público e possivelmente suas vendas?

Perguntas que valem um milhão. A The Soul Publishing, uma das maias respeitadas empresas de mídia do mundo, iniciou sua jornada no TikTok no final de 2019. Hoje, a companhia tem mais de 60 milhões de seguidores combinados e mais de 500 milhões de visualizações por mês.

Ao longo desse caminho, a companhia criou um background respeitado. Com base nessa experiência ela destacou cinco considerações que toda marca deve ter em mente quando o assunto é TikTok:

Cuidado com seus vizinhos

O TikTok é uma plataforma na qual qualquer pessoa pode participar e compartilhar seus conteúdos e experiências. O conteúdo gerado pelo usuário está em todos os lugares, mas é importante combinar com a “atmosfera” da plataforma.  O que as pessoas estão assistindo antes do seu vídeo e o que eles vão assistir depois? Fique atento a isso. A conta da Ryanair é um grande exemplo. A empresa abraçou perfeitamente o estilo da plataforma e sua cultura de memes.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Chame a atenção do seu público em segundos

Em uma sociedade onde tudo é mais ou menos instantâneo e disponível na palma da mão, nossos períodos de atenção são ainda mais curtos do que costumavam ser. No TikTok, os primeiros dois ou três segundos são cruciais para capturar o interesse ou imaginação do seu público. Certifique-se de que você faz isso rápido e construa narrativas que intrigam o público desde o início do vídeo – mas não revele tudo imediatamente.

Experimente

Um dos principais benefícios dos vídeos curtos é que você pode produzir mais e mais rápido. Esse formato também permite experimentação e flexibilidade. Tire vantagem disso! Em vez de passar dias ou semanas na sala de planejamento para criar uma série de 20 vídeos para sua próxima campanha, ponha a mão na massa e crie seu primeiro conteúdo e publique-o agora. Se funcionar bem você pode fazer mais. Se não funcionar, avalie os erros e vá para o próximo imediatamente.

Leia mais: entenda como o TikTok vai revolucionar a experiência phygital nos restaurantes

Fique de olho nas tendências

Embora isso seja aparentemente óbvio, este é um passo muitas vezes negligenciado por algumas marcas. E não estamos falando necessariamente de megatendências ou tendências de curto prazo. Mas, prestar atenção nas tendências “mais lentas” e com mais nichos pode ser igualmente eficaz. Exemplos, inclua as hashtags #LearnonTikTok para conteúdo educacional ou #BookTok para vídeos sobre livros. Coisas simples que podem ter um enorme impacto (na verdade, o TikTok já contribuiu para o aumento das vendas de livros). O importante aqui é lembrar que, esteja você olhando para mega ou micro tendências, você não precisa reagir a todas elas. As tendências que você visa devem ser sempre autênticas à sua marca e devem ter uma ideia e contribuição genuinamente originais. Não se esqueça, o público percebe rapidamente quando um conteúdo é “descolado da realidade da marca”.

Divirta-se

Por fim, acredite que as melhores ideias surgem quando estamos nos divertindo. Uma das páginas mais populares da TheSoul Publishing é sobre como fazer seus próprios chinelos. Não subestime a capacidade do seu público em notar quando você está passando a fronteira de fazer vídeos óbvios e publicitários para aqueles produzidos com divertimento, paixão e entusiasmo.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+Notícias

Viralizando sua marca: como o TikTok pode melhorar a experiência do cliente?

TikTok ou Reels: onde investir para aumentar o engajamento?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]