/
/
Grupo Reckitt usa IA para ganhar assertividade em promoções na Black Friday

Grupo Reckitt usa IA para ganhar assertividade em promoções na Black Friday

Com inovação em IA, estratégia omnicanal e foco em experiência do cliente, o Grupo Reckitt pretende expandir protagonismo de bens de consumo não duráveis na Black Friday.

A Black Friday tem se consolidado no Brasil como um dos momentos mais esperados do ano para compras, tradicionalmente dominada por eletrônicos e bens duráveis. No entanto, o Grupo Reckitt, de bens de consumo, está mudando o jogo ao lançar a campanha “Faxina Friday”, que foca em produtos de higiene e limpeza, utilizando tecnologias de Inteligência Artificial (IA) para atrair consumidores e garantir uma experiência de compra omnicanal.

Odilon Feitosa, head de E-commerce do Grupo Reckitt, destaca que o conceito da “Faxina Friday” vai além de simples promoções. “A ideia é facilitar o acesso aos nossos produtos core, mas também às inovações e lançamentos recentes, utilizando a data para gerar experimentação, por meio de ofertas contínuas e descontos progressivos que estarão disponíveis ao longo de todo o mês de novembro”, pontua. Segundo o executivo, essa estratégia estendida transforma a Black Friday de um “tiro” em uma verdadeira maratona, ao permitir que o consumidor aproveite ao máximo as ofertas.

Inovação tecnológica no coração da campanha

Odilon Feitosa, head de E-commerce do Grupo Reckitt.

Pela primeira vez, o Grupo Reckitt usou uma tecnologia de IA que simula a pupila humana para melhorar a comunicação visual da campanha. O sistema analisa elementos das peças promocionais, como cores e hierarquia de informações, para garantir que as mensagens mais importantes fiquem em destaque.

“Ao simular a pupila humana, conseguimos ajustar as artes promocionais para que as informações mais importantes estivessem sempre em destaque, em uma ordem hierárquica que facilita a compreensão do consumidor e o impacto das nossas mensagens. Nosso objetivo é ter uma comunicação que seja clara e eficaz, melhorando a experiência do cliente e atendendo às suas expectativas de maneira mais precisa e envolvente”, explica Odilon.

Além disso, a empresa está utilizando Machine Learning (aprendizado de máquina) para prever a demanda e alocar o orçamento de maneira eficiente. A inovação, usada pela primeira vez pela empresa, forneceu feedback detalhado sobre as artes e peças visuais da campanha, analisando a ordem de prioridade dos elementos para assegurar que as mensagens certas estivessem em destaque. Esse processo resultou em artes finais com alta pontuação de visibilidade e clareza, potencializando a comunicação e a atratividade da promoção. 

“Essa tecnologia é capaz de analisar o comportamento do consumidor e nos ajudar a determinar o melhor horário para investirmos em anúncios de mídia que gerem conversão de consumidor”, afirma.

Para monitorar o desempenho da campanha em tempo real, a Reckitt implementou um robô de automação que realiza leituras a cada duas horas nos sites de parceiros. Essas análises permitem ajustes rápidos, garantindo que as promoções estejam sempre otimizadas para o consumidor.

Omnicanalidade como diferencial

A “Faxina Friday” também aposta na integração entre os ambientes físico e digital, criando uma experiência coesa e acessível ao consumidor. A Reckitt firmou parcerias estratégicas com varejistas como Carrefour, Pão de Açúcar e Assaí no ambiente físico, enquanto expandiu sua presença em plataformas digitais como Mercado Livre, Amazon, iFood e Rappi.

“Asseguramos que o consumidor encontre os produtos tanto em lojas físicas quanto no e-commerce, de acordo com sua preferência. Ao adotar uma abordagem omnicanal, a ‘Faxina Friday’ se torna acessível e consistente em todos os canais, com descontos progressivos e contínuos que incentivam a experimentação e impulsionam a compra”, destaca. Essa abordagem omnicanal também busca atrair consumidores em um período tradicionalmente voltado a eletrônicos.

Prevenção de rupturas e otimização de estoque

Para evitar rupturas de estoque durante o alto volume de vendas na Black Friday, a Reckitt combina dados históricos de vendas com análises de comportamento do consumidor em tempo real. Essa estratégia permite identificar produtos com maior potencial de venda e ajustar a visibilidade daqueles que precisam de maior exposição. “Com isso, entendemos quais produtos precisamos trabalhar os fundamentos de 4P e quais precisamos incentivar melhor a visibilidade uma vez que já tenham conversão”, explica.

A evolução da IA no setor de bens de consumo

A Reckitt enxerga a adoção de IA como um caminho sem volta, especialmente no setor de bens de consumo não duráveis. Para Odilon Feitosa, a capacidade de analisar dados em tempo real e personalizar estratégias é essencial para manter a relevância e atender às necessidades dos consumidores de maneira eficaz.

“Quanto às tendências futuras, esperamos uma integração ainda mais profunda da IA no e-commerce em todas as etapas, desde a previsão de demanda e gestão de estoque até o desenvolvimento de novos produtos e estratégias de segmentação e hiper personalização”, finaliza.

*Foto: Shutterstock.com / Assessoria

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]