Pelo 12º ano seguido, o Ethisphere Institute elencou quais são as empresas mais éticas do mundo. A lista de 2018 elegeu 135 empresas, de 23 países e 57 indústrias como as mais transparentes do mundo. E há apenas uma brasileira no ranking, a Natura.
A lista reconhece empresas que tiveram papel importante em mudanças positivas nas sociedades em que atuam e que conseguem maximizar o impacto dessas mudanças. Segundo o Instituto, em 2017 houve uma mudança no discurso global e vozes de empresas emergiram para liderar esses discursos, que giraram em torno de condições humanas.
A avaliação é baseada no Quociente Ético™ (EQ), parâmetro desenvolvido pelo próprio Instituto para analisar o desempenho das organizações. Entre os aspectos analisados estão ética, cidadania, governança, liderança, inovação e reputação.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Histórico
“Nos últimos 12 anos, vimos que empresas focadas em transparência e autenticidade conseguiam a confiança de seus funcionários, consumidores e investidores. Enquanto vemos manchetes negativas chamando atenção, as companhias que suportam o papel de ‘lei’ e que operam com decência e em um jogo justo sempre terão sucesso no longo prazo”, afirmou Timothy Erblich, CEO do Instituto.
Esta não é a primeira vez que a Natura está na lista. Ela foi reconhecida pelo oitavo ano seguido. “Esse com certeza é mais um incentivo para mantermos a busca constante pelas melhores práticas de governança. Trabalhamos diariamente para reforçar nosso compromisso com o mais alto nível de integridade em todas as nossas ações e com todos os nossos públicos, sobretudo as nossas consultoras e as nossas consumidoras”, afirmou, em nota, João Paulo Ferreira, presidente da Natura.
Varejo
Na lista, o varejo quase não tem representantes. Além da Natura, que embora seja indústria atua com varejo, há na lista a britânica Marks & Spencer, que atua com mais de 840 lojas em mais de 30 países.
Leia também
Conheça o NASP, a nova sede da Natura focada nas consultoras