/
/
Esqueça tudo o que você sabe sobre o seu público

Esqueça tudo o que você sabe sobre o seu público

Sócio de agência especializada em comportamento fala sobre a mistura de classes e de perfis promovida pela internet e os smartphones

Por muito tempo o trabalho das empresas e seus núcleos de marketing foi razoavelmente simples: identificar o ‘target’, delinear os grupos que o formam e, a partir de seus perfis, pensar as melhores campanhas para eles. Esta espécie de compartimento pré-pronto de características no entanto está hoje totalmente revirado, a tarefa de defini-los se tornou muito mais complexa e o principal culpado tem nome: smartphone.

É esta a tese central do antropólogo Michel Alcoforado, sócio-fundador da empresa de pesquisas e tendências comportamentais Consumoteca. “Sabe aquele seu briefing ‘mulher de 30 a 50 anos da classe C’? Pode esquecer”, provocou o empresário durante palestra apresentada no segundo dia do Conarec 2016, em São Paulo. “Nós estamos redefinindo hierarquias no Brasil. Os padrões que temos em mente para cada um desses recortes se foram pelo ralo e hoje tudo é muito mais misturado do que isso”.

Com humor, Alcoforado usou a história de sua faxineira – Angélica, moradora do subúrbio carioca –  para ilustrar o fenômeno que tentava explicar. “Desde que comprou um smartphone, há pouco tempo, Angélica passou a acompanhar blogs de moda, aprendeu penteados e dicas de maquiagem com expoentes do movimento negro, segue a BBC, o New York Times e o Le Monde no Facebook e faz diversos posts temerosos sobre a ascensão de Trump nos Estados Unidos”, contou, mostrando fotos e postagens reais de Angélica em seus perfis nas redes sociais. E como ela lê todas estas coisas? “É só clicar no botão ‘traduzir’, seu Michel”, explicou a moça certa vez.

A trajetória de Angélica comprova o que as constantes pesquisas da Consumoteca rastreiam: com a facilidade de acesso promovida pelos smartphones, as fontes de informação foram democratizadas, e o fosso que separava com os diferentes grupos sociais, de gênero ou de geração foi enfraquecido. Isso, ao mesmo tempo em que abre um mercado exponencialmente maior para as marcas, também embute o desafio de saber como defini-lo.

“Antes, para saber o que era Hermes e Louis Vuitton tínhamos que comprar a Vogue, a Elle, a Exame. Hoje o conhecimento está em qualquer lugar, e a Angélica, uma empregada doméstica do subúrbio do Rio, pode conhecer as mesmas coisas que a minha mãe, típica mulher da classe média alta brasileira”, disse. “E o conhecimento é ainda a mola mestra do consumo. Porque a gente só pode desenhar o que a gente conhece.”

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]