Pesquisar
Close this search box.
/
/
A prática de esportes pode impactar na sua gestão

A prática de esportes pode impactar na sua gestão

Hábitos adquiridos com treinamentos influenciam a maneira de encarar a vida profissional, afirma ex-atleta olímpica

Quando se fala em esportes, é comum se pensar em duas características: o trabalho em equipe e a disciplina. E essa ideia não está errada. De acordo com Adriana Samuel, duas vezes medalhista olímpica e empreendedora do ramo esportivo, essas características dos esportes fizeram com que ela passasse a enxergar a vida profissional de uma maneira diferente. Isso contribuiu para sua gestão e maneira de se relacionar com as outras pessoas.

Para ela, a prática de esporte pode ter papel importante para aqueles que querem melhorar sua postura no trabalho e na forma de gerir um time.

O esporte na formação do ser humano

A prática de esportes é vista, para a maior parte das pessoas, como uma forma de cuidar da saúde, mas aqueles que fazem parte desse universo conseguem enxergar benefícios que vão muito além disso.

Não à toa, é comum que pais coloquem seus filhos desde criança para praticarem algum tipo de atividade física ou esporte. Para Adriana Samuel, isso acontece pois o esporte não é apenas uma forma de exercitar o corpo, mas também de se relacionar com outras pessoas.

“O esporte é transformador. Ele educa de forma não convencional. Acredito que, por isso, deveríamos começar cedo a praticar algum tipo de esporte, para colaborar na construção do caráter do aluno, do cidadão de maneira prática. Pode ser que a criança não se torne uma grande atleta, um ídolo ou conquiste títulos, mas só a experiência e a vivência do esporte que se leva para vida já tornam o processo importante”, afirma a atleta do vôlei de praia.

Ela percebe isso em sua vida profissional. “Não tenho a menor dúvida, de que a experiência da vida de atleta me ajuda muito na minha segunda carreira, como eu costumo falar. O esporte contribuiu na minha formação como pessoa, principalmente com valores como a disciplina, respeito e perseverança. Me ensinou lições preciosas como saber perder e levantar a cabeça para continuar depois de uma derrota”, conta.

Hoje, a atleta e medalhista olímpica brasileira de vôlei de praia ainda trabalha com esportes, como gestora de atletas, e promove projetos sociais que incentivam a prática desde a infância, acreditando no potencial da disciplina, liderança e trabalho em grupo podem ter no futuro dos pequenos.

Esportes e gestão, qual a relação?

Engana-se quem pensa que apenas atletas como Adriana Samuel podem sentir os efeitos da prática de esporte na vida profissional. Inúmeros CEOs de grandes empresas, como Mark Zuckerberg, do Facebook, Tim Cook, da Apple, e Elon Musk, da Tesla e SpaceX, já afirmaram em entrevistas que praticam esportes e atividades físicas regularmente.

Segundo a agora empreendedora, isso tem motivos claros: quando uma pessoa se exercita ou pratica algum esporte, é possível desenvolver muito mais disciplina, visão de liderança e de trabalho em grupo. Além disso, ganha muito mais autoestima e autoconfiança, para saber lidar com as pressões e responsabilidades exigidas para ser um bom gestor.

“Você pode ser fera na gestão sem praticar esporte, mas com certeza a atividade física te coloca em vantagem. Por isso, encontre o seu exercício motivador, porque vai te motivar a vencer os seus desafios”, opina.

● Resiliência e busca por soluções
Deparar-se com desafios na vida profissional é algo corriqueiro e que todos precisam enfrentar, buscando soluções e aprendendo a lidar com a pressão de se fazer um bom trabalho. Assim como nos esportes. Essa é uma das relações que Adriana Samuel encontra quando o assunto é vida profissional.

“Esporte é isso. Você não tem como ficar lamentando uma derrota, porque na semana seguinte você já tem outra competição, ou no mesmo dia. Eu carrego esse poder de reação e muitas outras lições do esporte. Talvez, uma das lições mais valiosas que trago para a vida como gestora, seja diante de uma situação difícil, conseguir virar a chave rapidamente para encontrar uma solução”, exemplifica, contando sua experiência.

● Liderança
A liderança, algo imprescindível em cargos de gestão, é outro ponto que a medalhista olímpica acredita ser muito desenvolvido pelo esporte, principalmente para aqueles que já tem traços de personalidade que indiquem essa aptidão, que nem sempre é para todos.

“Existem pessoas mais introspectivas e outras que mostram esse poder agregador. Um capitão, por exemplo, veste uma braçadeira de capitão, mas há outros líderes no time que não precisam da braçadeira. Esta é a liderança que eu mais admiro: a liderança pelo exemplo. Líderes não medem esforços para evoluir e melhorar. Isso inspira a outros”.

Como inserir o esporte em sua vida

Seja para melhorar o desempenho no trabalho de gestão ou cuidar da saúde, os benefícios dos exercícios físicos são mais do que comprovados pela ciência. “A atividade física é fundamental, e isso ficou nítido na pandemia. O exercício nos ajuda a passar por esse período difícil. A corrida, desde o ano passado, me ajudou muito a diminuir a ansiedade e sair da angústia decorrentes das incertezas de não saber o que vai acontecer no futuro”, conta Adriana Samuel.

Começar a praticá-los, entretanto, nem sempre é fácil para muitos, pois exige determinação e consistência. A medalhista olímpica deu algumas dicas para quem quer entrar para o mundo das atividades físicas.

● Pratique 30 minutos por dia
“Melhor fazer trinta minutos todos os dias, do que pensar ‘já que vai ser só trinta minutos, eu não vou’. Trinta minutos todo dia é perfeito, não precisa mais do que isso”, indica.

Segundo Adriana Samuel, colocar a meta de fazer meia hora de exercício por dia também ajuda a criar disciplina, algo fundamental para a vida profissional. “Você encontra o hábito e praticando regularmente, te ajuda a ser mais organizado na vida profissional”.

● Encontre o esporte ideal
Outra dica para quem quer começar a se exercitar e tem dificuldade em manter a frequência, é encontrar uma atividade que lhe dê prazer em fazer, algo que chame sua atenção e que você tenha interesse em praticar. “Não faça algo que se sinta obrigado, encontre uma atividade que seja boa para você”.

● Não espere até ter vontade para começar algo
“Eu sou super disciplinada, mas óbvio que eu não acordo todos os dias pensando o quanto quero sair e correr. Às vezes eu chego em casa exausta e estaria mentindo se dissesse que eu estou louca para entrar em uma academia. Mesmo assim, não espero ter essa vontade, ter esse desejo. Faço exercícios diariamente porque eu sei que é importante e faço curtindo. A sensação no final é maravilhosa”, finaliza Adriana Samuel.


+ Notícias

Tinder revela quem mais conquistou os consumidores no RJ

O que te tira o sono? Técnicas para relaxar antes de dormir

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]