/
/
Especial pós-consumidor: conheça o novo mindset do mercado

Especial pós-consumidor: conheça o novo mindset do mercado

Ao contrário das Gerações Z, Y, X e dos Baby Boomers, esse conceito não é definido por uma faixa etária, mas por um novo comportamento

Nem Baidu, nem Bing, nem Yahoo, nem mesmo o maior buscador do mundo – o Google – sabem dizer no que consiste o conceito do pós-consumidor. E isso acontece não porque esses mecanismos de busca são falhos – muito pelo contrário. Mas sim porque esse conceito está sendo lançado agora e, logo, passará a ser indexado nas plataformas de busca. As contradições apontadas pela pesquisa da MindMiners, assim como a simbiose entre gerações que ela revela, refletem um pouco do que é o conceito de pós-consumidor – tema do Conarec deste ano. Ao contrário das Gerações Z, Y, X e dos Baby Boomers, esse conceito não é definido por uma faixa etária, mas por um novo mindset.

“Estamos falando de um comportamento que nasceu nas gerações mais novas e replica-se como meme nos mais diferentes perfis e personas”, explica Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão. As pessoas querem viver sua maioridade e idade adulta de forma intensa, acumulando mais experiências breves em uma expectativa de vida longeva, sem as dores, os preconceitos e os padrões da maturidade. Nesse sentido, o pós-consumidor pode ser qualquer um, pois ele é mais do que um estereótipo: é um conceito. O pós-consumidor compartilha as necessidades identificadas ou percebidas inicialmente pelos mais jovens. Ou seja, podem ser avós, pais ou os próprios membros das Gerações Y e Z que adotaram hábitos, antes alheios à sua própria realidade.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno

Além disso, o pós-consumidor espera que, ao consumir um serviço ou produto, as empresas sejam proativas e atendam as demandas que ele ainda nem estruturou. Basicamente, deseja que as companhias identifiquem necessidades antes mesmo que elas existam. E, por não tolerar burocracia e tarefas que gerem esforço, exige mais fluidez. Questões ambientais, sociais, econômicas também entram no radar do pós-consumidor e ele cobrará isso de cada agente participante da sociedade. Nesse sentido, tem interesse ainda em questões ligadas à natureza, à diminuição do ritmo – tanto de trabalho quanto de consumo – e a movimentos zen. Parece complexo – e é – entender como eles conseguem combinar essas características e, ao mesmo tempo, buscar experiências marcantes de consumo. Mas essa é a realidade. Além disso, questões ligadas à igualdade de gênero, ao respeito a etnias, às orientações sexuais e a todo e qualquer tipo de minoria são fundamentais para o pós-consumidor – e ele espera a mesma atitude das empresas. Outra premissa: ele é mais intolerante à falta de transparência e demanda atitude das empresas. Ou seja, não há espaço para meias-verdades. A chance de ele ser solidário e compreensivo é muito maior quando as companhias dizem a verdade, mesmo que ela não agrade.

 

Os 10 mandamentos do pós-consumidor

1) Ignora a faixa etária

Mais do que uma geração, o pós-consumidor é um conceito, um mindset que rompe com padrões e normas e, portanto, independe da idade.

2) Quer mais experiências pessoais

Busca experiências customizadas e que tenham a ver com seus valores.

3) Espera proatividade

Quer que as companhias atendam às demandas que sequer existiam. Deseja, portanto, que elas desvendem e resolvam suas necessidades.

4) Deseja agilidade

Por ser intolerante a tarefas que demandem esforço, exige fluidez nas compras. Ou seja, quer ter a opção de checkout e de pagamento por celular, por exemplo.

5) Prima por causas sociais e ambientais

O pós-consumidor se interessa por questões ligadas à natureza e por projetos sociais e espera que companhias defendam as mesmas causas.

6) Aprecia a transparência

Em tempos de Lava-Jato, não tolera meias-verdades e demanda transparência das empresas.

7) Exige igualdade

Questões ligadas à igualdade de gênero, ao respeito a etnias e à orientação sexual fazem parte do escopo do pós-consumidor. Ele não admite que as empresas tenham comportamentos preconceituosos com seus funcionários, tampouco com seus clientes.

8) Insiste em ser autêntico

O pós-consumidor quer assumir comportamentos e atitudes próprias. Isso o torna mais complexo para as marcas.

9) Ignora o marketing de massa

Não dá bola para campanhas que atingem milhões de pessoas. Quer se sentir importante para a empresa — tal como realmente é — e espera que o diálogo seja direto. É assim que ele irá se tornar fiel.

10) Valoriza a transformação

O pós-consumidor está em constante transformação. Assim como tudo que o cerca, demanda novas ideias, produtos e serviços.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]