O mercado pet é um dos poucos setores que se descolou da crise econômica brasileira. Levantamento feito pela SPC Brasil explicou que isso aconteceu porque apenas 8% das famílias que possuem animais de estimação associam os pets a gastos financeiros.
Os espaços petfriendly, como são chamados os estabelecimentos que aceitam animais, também são importantes para essas famílias, diz o levantamento. Espaços assim são a preferência de 46% famílias na hora de escolher na hora da compra.
Segundo a mesma pesquisa, apenas 2% dos brasileiros associam os pets como problemas ou dores de cabeça. A maior parte deles diz que os animais despertam o sentimento de amor (61%), alegria (61%), companheirismo (59%) e amizade (52%).
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Boa parte defende ainda que os animais de estimação são membros da família e outros 21% os consideram guardiões de suas casas.
Dificuldades
Apesar disso, as famílias brasileiras ainda sentem dificuldades em cuidar dos seus animais em algumas situações. No caso de viagem, por exemplo, 53% disse que não tem com quem deixar seus pets e ainda 47% reclamam que tem dificuldades de manter a casa sem sujeitas.
Seis em cada dez entrevistados, cerca de 62% dos ouvidos, disseram sentir falta de espaços públicos que permitam a permanência de pets com os donos, como restaurantes, lojas, shopping centers entre outros.