A transformação de estabelecimentos em pet friendly não é apenas uma resposta às preferências dos tutores, mas também uma oportunidade de negócios inteligente e pode atrair consumidores. Não se trata apenas de agradar os corações dos amantes de animais. Com um número maior a cada ano de “pais de pets”, as estatísticas estão a favor dos estabelecimentos pet friendly.
O Brasil, com a terceira maior população de pets no mundo, tornou-se um mercado de destaque para produtos e serviços direcionados aos animais de estimação. No país, o mercado pet movimenta mais de R$ 50 bilhões e vem registrando crescimento desde a pandemia.
Leia mais:
Mercado Pet e novos nichos para crescimento
O que é ser um estabelecimento Pet Friendly
A expressão “pet friendly” é mais do que dar o consentimento para animais entrarem em estabelecimentos. Trata-se de criar um ambiente que abrace a presença de pets e ofereça comodidades para eles.
É necessário proporcionar acessórios como recipiente de água e comida, saquinhos de lixo, produtos de limpeza e áreas de descanso. Essa atenção com a experiência do consumidor demonstra um compromisso genuíno em proporcionar uma experiência agradável tanto para os animais quanto para seus tutores.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Hábitos relacionados aos pets
Uma pesquisa chamada “Como os brasileiros lidam com seus animais, se relacionam e gastam com eles?” conduzida pelo Opinion Box revela que 42% dos tutores de pets evitam lugares que não aceitam seus companheiros peludos e isso impacta diretamente o potencial de negócios e a capacidade de conquistar novos clientes.
Além disso, 46% das pessoas que possuem pets já deixaram de frequentar locais não acolhedores, um número que atinge 52% no caso de hotéis e pousadas. Essa demanda é respaldada pelo fato de que 77% dos tutores estão dispostos a investir o necessário para manter seus pets saudáveis e seguros.
O estudo envolveu mais de 1.500 tutores de pets, distribuídos geograficamente por todo o Brasil. A variedade de respondentes garante uma representação diversificada do comportamento dos brasileiros em relação aos seus animais de estimação.
Curso de capacitação Mars Petcare
Reconhecendo a necessidade de orientação, a Mars Petcare lança um curso de capacitação para bares, restaurantes e hotéis. O programa abrange uma ampla gama de tópicos, desde políticas pet até estratégias de comunicação eficazes e adaptação de espaço. Ministrado por Cris Berger, consultora da Universidade Pet Friendly, o curso é uma oportunidade para os estabelecimentos se destacarem nesse mercado competitivo, abraçando a tendência pet friendly com confiança e competência.
Berger enfatizou o compromisso com a inclusão dos animais de estimação em diversos ambientes sociais e empresariais. “Tudo que é novo gera estranheza e dúvidas de todas as partes: dos pais de pets, que querem estar com seus filhos peludos, e dos estabelecimentos que passam a receber este novo cliente de quatro patas.”, ressalta. Ela esclareceu que a preparação adequada é a chave para fidelizar o público com animais de estimação, sem prejudicar os negócios, uma vez que a resistência a aceitar pets, ou fazê-lo com restrições, muitas vezes decorre do medo.
As inscrições são gratuitas e o treinamento será híbrido, com número limitado para a sessão presencial. As próximas turmas de capacitação acontecem nos dias 18 e 19 de julho para os segmentos de Comer & Beber e Hotelaria, respectivamente. Para se inscrever no evento webinar, basta acessar o site da Mars Brasil, preencher o formulário e ficar atento ao convite que será encaminhado por e-mail. Na programação do treinamento estão previstos temas, como política pet, comunicação, adequação de espaço, entre outros.
+ NOTÍCIAS
PetX: a experiência dos animais de estimação ganha cada vez mais protagonismo
90% dos brasileiros esperam estratégia de atendimento omnicanal