/
/
A Era da Empresa Limpa

A Era da Empresa Limpa

Na abertura do Simpósio Brasileiro de Defesa do Consumidor, Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão, resumiu as mudanças dos clientes nos últimos anos. Entendê-lo, então, virou necessidade de qualquer companhia

Na abertura do Simpósio Brasileiro de Defesa do Consumidor, Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão, defendeu a harmonização das relações de consumo e, consequentemente, uma sociedade com menos litígio. Para que isso ocorra, todos os envolvidos devem buscar um relacionamento pautado pela ética e transparência.

Após defender a importância do tema, Meir analisou a construção desse consumidor. Do surgimento da Apple, em 1976, até tecnologias emergentes, como as realidades virtuais e aumentada (candidatas de “última hora” a substituir o smartphone no futuro), muita coisa mudou, inclusive o cliente: hoje, ele é o protagonista dessa relação.

“No passado, os consumidores corriam atrás das empresas. ‘Tem shampoo novo ou um novo carro? Uau! Eu não vou perder essa’. Hoje, o consumido está anos luz a frente das empresas”, explicou Meir.

O smartphone

Mas qual foi o fato que transformou ou empoderou esse consumidor? Sobretudo, a informação conectada em rede e o smartphone.

“Em 2.020, deverão existir quase seis bilhões de celulares na Terra. Todo mundo vai estar incluído nesse universo. Quem não estiver, simplesmente não vai existir. Veja o Brasil, por exemplo. Hoje, são 240 milhões de aparelhos, sendo que a cada cinco minutos uma pessoa utiliza esse aparelho. E agora temos um fato importante: uma coisa que menos fazemos é falar ao celular”, disse.

Essas transformações empoderaram o cliente. Por outro lado, tanta informação criou outro problema: hoje ele é um consumidor bipolar. Em outras palavras, ao mesmo tempo em que defende uma causa, ele também age de maneira totalmente antagônica. Meir citou o caso da China, por exemplo: o país é considerado um dos maiores poluidores do planeta e, ao mesmo tempo, tornou-se o maior comprador de carro elétrico (46% do total vendido no Globo).

Fake News

A Era da Informação criou outro problema: a dificuldade em distinguir a notícia verdadeira da falsa. E isso faz toda a diferença no relacionamento entre empresas e clientes, criando o fenômeno do “fake news”.

Trata-se de um assunto delicado, uma vez que a divulgação de uma informação (verdadeira ou não) surge até mesmo do próprio consumidor. Dessa forma, uma empresa vai do céu ao inferno no mesmo instante. O caso mais recente foi a dramática retirada de um sino-americano de um voo da United Airlines sob a alegação de overbooking. A repercussão? Não apenas negativa, mas no bolso da companhia: as ações da companhia simplesmente despencaram.

E que conclusões podemos tirar? “Hoje em dia, consumidores são donos das marcas”, afirma o CEO do Grupo Padrão.

Entendendo o consumidor

Assim, entender esse consumidor em constante transformação (seja em gostos ou hábitos), depende de uma análise densa sobre o comportamento do consumidor. Em outras palavras, empresas devem ser limpas. “Empresa limpa é um conceito novo. São companhias que usam informações para prever, antecipar, entender as expectativas e trabalhar de maneira colaborativa. É preciso que todos trabalhem essa agenda”, afirmou Meir.

Em outras palavras, é preciso compreender o consumidor por meio de ferramentas de análises do seu comportamento, tais como analytics, big data, além dos emergentes internet das coisas (IoT, do inglês Internet of Things), a Inteligência Artificial (IA) e os bots (robôs usados na busca ou filtro de dados na web).

Por fim, Meir refletiu sobre questões como a hipossuficiência do consumidor e a quantidade de regulações. Elas são realmente necessárias, especialmente para o consumidor sedento por novidade? As respostas nos paineis seguintes.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]