/
/
É dada a largada para a comemoração dos 50 anos de defesa do consumidor no Brasil

É dada a largada para a comemoração dos 50 anos de defesa do consumidor no Brasil

Para celebrar, o Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor promove o webinar “Consumidor.gov – Desafios e Perspectivas”.

O Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor, em comemoração aos 50 da atuação das associações civis de defesa do consumidor, (1975-2025), realizará o webinar “Consumidor.gov – Desafios e Perspectivas”. O evento online será realizado no dia 30 de abril, a partir das 18h45, pelo Facebook.

O webinar abordará temas relevantes que impactam o cenário atual das relações de consumo no Brasil. Nesse ínterim, especialistas e representantes de entidades e empresas estarão reunidos para discutir as dificuldades enfrentadas nas relações consumeristas e as soluções que estão sendo propostas e implementadas.

Participantes

Entre os participantes já confirmados no webinar, destaque para:

  • Cláudio Ferreira, presidente do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC);
  • Vitor Sardas, presidente da Comissão de Direito do Consumidor do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB);
  • Marcia Moro, presidente da Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil);
  • Vitor Ferreira, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon);
  • Ricardo Morishita, professor de Direito do Consumidor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP);
  • Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão;
  • Glauber Tatagiba, promotor do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) e coordenador do Procon-MG;
  • Maria Eliza Mac-Culloch, coordenadora de Regulação e Autorregulação na Conexis Brasil Digital;
  • Thelma Leal de Oliveira, presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON).

Consumidor.gov em foco

Durante o evento, especialistas apresentarão dados recentes sobre o uso da plataforma Consumidor.gov, além de compartilhar relatos de experiências que evidenciam tanto os avanços quanto os obstáculos na resolução de conflitos nas relações consumeristas. Casos práticos enriquecerão o debate e demonstrarão como podemos otimizar o sistema para atender melhor às necessidades da população.

Importante destacar que, na abertura da 35ª Reunião da Senacon com o SNDC, um painel tratou exclusivamente do Consumidor.gov. O evento trouxe à tona questões que vão muito além dos números. O promotor de Justiça Glauber Tatagiba, da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Belo Horizonte, foi o responsável por lançar um olhar crítico sobre os índices de resolução das empresas que utilizam a plataforma. E aí, surge uma pergunta intrigante: até que ponto esses números realmente representam a experiência vivida pelos consumidores?

Os problemas do Consumidor.gov

Atualmente, o índice de solução é calculado a partir da soma das reclamações que os consumidores consideram resolvidas, além das que foram encerradas sem qualquer avaliação. Nesse sentido, o Procon-MG fez um alerta que não pode ser ignorado: essa metodologia tem uma falha significativa. Ela inclui queixas que, na verdade, não passaram pelo crivo da avaliação dos consumidores, o que cria uma distorção no cenário apresentado.

Durante sua apresentação, Glauber expôs sua visão de forma clara. “Embora, em 2024, as empresas de Minas Gerais indiquem um índice médio de solução de 71,18%, quando analisamos as reclamações que realmente resolveram, esse número despenca para alarmantes 19,2%. É um contraste impressionante, não acham? De 71% para meros 19%! E ainda tem mais: uma boa parte das reclamações fica sem finalização ou avaliação, mas continua sendo contabilizada no índice médio de solução.”

Para o Procon-MG, esse é o ponto crítico da plataforma. Por consequência, Glauber sublinhou a urgência, em primeiro lugar, de aprimorar a forma como as empresas gerenciam seus dados. E, em segundo lugar, destacou a importância da transparência no atendimento das demandas dos consumidores. “Se nossa meta é realmente resolver os problemas dos consumidores, precisamos de um sistema que represente fielmente a realidade. O que temos atualmente é uma estatística que pode enganar tanto o consumidor quanto o servidor público.”

Desafios e perspectivas

O webinar “Consumidor.gov – Desafios e Perspectivas” será realizado no dia 30 de abril e transmitido por meio do endereço www.facebook.com/forumdoconsumidor a partir das 18h45. O evento é realizado pelo Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor. Não é necessário realizar inscrição.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Um comentário

  1. Falar sobre Resolução 734/2020, da Anatel, que representa os órgãos federais sao os Procon!
    Não entendi?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]