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Consumidor.gov completa 10 anos de existência

Consumidor.gov completa 10 anos de existência

O Consumidor.gov nasceu com o intuito de empoderar o consumidor a resolver seus problemas diretamente com empresas, melhorando as relações consumeristas e evitando a judicialização.

Em 13 de setembro de 2014, o governo brasileiro criou a plataforma Consumidor.gov.br, um marco importante na proteção dos direitos dos consumidores. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), desenvolveu o Consumidor.gov para atender à demanda crescente de conflitos nas relações de consumo. A ideia era proporcionar ao cidadão um canal direto, acessível e eficiente entre consumidores e empresas.

O tempo passou e a plataforma foi se consolidando como um importante canal de mediação entre consumidores e empresas. De conformidade com a conciliação, a plataforma facilitou a comunicação direta entre marcas e consumidores. Em resumo, isso cria um canal de feedback instantâneo, permitindo ajustes rápidos nas estratégias e melhorando a experiência do cliente.

Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor.

Com uma interface intuitiva e acessível, e totalmente online, a plataforma permite que os usuários registrem suas reclamações de forma simples, proporcionando uma experiência direta e eficaz em busca de soluções para problemas enfrentados.

Ao longo da última década, a plataforma acumulou uma vasta quantidade de dados que não apenas refletem as demandas e insatisfações dos consumidores, mas também oferecem insights valiosos para as empresas. Isso possibilita a identificação de padrões de atendimento e a necessidade de aprimoramento de processos. Tais informações também são fundamentais para personalizar ofertas e construir relacionamentos duradouros.

Na visão de Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor, o Consumidor.gov tornou mesmo o acesso à resolução de conflitos mais acessível. Mas não é só. A ferramenta criou um ambiente onde o diálogo e a transparência são prioritários. “Ademais, a plataforma eliminou as barreiras burocráticas que frequentemente afastavam o cidadão de fazer uma reclamação. Este é um exemplo claro de como a tecnologia pode aproximar consumidores e empresas, promovendo um mercado mais justo e equilibrado”.

Consumidor.gov: benefícios para empresas

Marcia Moro, presidente da Procons Brasil.

Por sua vez, a presidente da Procons Brasil, Marcia Moro, enaltece o quanto a ferramenta tem incentivado as empresas a melhorarem suas práticas e estratégias, além de oferecer benefícios diretos para os consumidores. “Em conclusão, ela vem promovendo um aumento na transparência e na responsabilidade. Estamos falando de um canal monitorado por Procons, defensorias, órgãos regulamentadores e Ministério Público, onde os consumidores podem se expressar. Basta ter acesso a internet e tentar um acordo antes da judicialização, a qual tem níveis altíssimos, principalmente no que tange aos conflitos consumeristas. E certamente que isso contribui para a construção de uma relação mais justa entre consumidor e fornecedor”.

Inclusive, ela pondera que atuação da plataforma vai além da resolução de conflito. “De fato, estamos falando de uma fonte de informações para o poder público, que pode utilizar os dados coletados para elaborar políticas e programas que visem fortalecer a proteção ao consumidor. Essa colaboração mútua entre cidadãos, empresas e governo é crucial para o desenvolvimento de um mercado mais equilibrado e ético”.

Em comemoração aos 10 anos da plataforma, é importante ressaltar a necessidade de engajamento contínuo de todos os envolvidos. Os consumidores devem se sentir incentivados a utilizar a plataforma sempre que necessário, enquanto as empresas devem manter um compromisso proativo com a qualidade do atendimento e a resolução de conflitos, reconhecendo seu impacto positivo na imagem da marca.

Diálogo e interação

Vitor Hugo do Amaral, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), segue na mesma linha de pensamento. Ele então enaltece que o Consumidor.gov, desenvolvido para ser acessível, transparente e eficiente, se firmou como um espaço de diálogo. Analogamente, esse espaço facilita a resolução pacífica de conflitos e assegura ao cidadão a oportunidade de ser ouvido e ver seus direitos respeitados. “Desde o lançamento da plataforma, temos avançado na proteção dos direitos dos consumidores ao disponibilizar um canal direto e eficaz de comunicação com as empresas. Dessa forma, tornamos a vida dos brasileiros mais simples”, ressalta.

Patrícia Helena Marta Martins, sócia da na área de Direito do Consumidor da TozziniFreire Advogados.

Patrícia Helena Marta Martins, sócia da na área de Direito do Consumidor da TozziniFreire Advogados, lembra que a plataforma é pioneira a nível mundial. “Os resultados da plataforma são impressionantes: mais de 4,6 milhões de demandas, com uma taxa de resolução de conflitos superior a 80%”, comenta.

Sua visão, como advogada, é que a iniciativa democratizou o acesso à justiça, facilitando uma interação eficiente entre as partes. “Os próximos anos trarão novos desafios, como a adoção de tecnologias emergentes e a ampliação do alcance para incluir novos negócios na plataforma, assegurando que o Consumidor.gov permaneça como uma referência global no fortalecimento dos direitos do consumidor”.

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