/
/
Empresas preparam retomada da atividade ao ambiente de trabalho

Empresas preparam retomada da atividade ao ambiente de trabalho

Pesquisa da Mercer mostra de que maneira as empresas pretendem retomar a atividade. Trabalho remoto, distanciamento e equipamento de proteção estão na lista

A pandemia do novo coronavírus acarretou uma série de mudanças no comportamento de empresas e pessoas.  E, isso deve se refletir na retomada da atividade. Máscaras e álcool em gel foram incorporados ao dia a dia das pessoas. Pelo lado das empresas, o home office, aparentemente, veio para ficar.

Esta – e outras iniciativas com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores – foi captada em pesquisa realizada pela Mercer e pela Mercer Marsh Benefícios sobre a retomada das atividades com 253 empresas brasileiras. Nesse universo, 93% analisam a manutenção do trabalho remoto. O home office opcional será praticado por 85% dos consultados.

“O trabalho remoto foi incorporado pelas empresas. A pesquisa mostrou que nove em cada dez empresas achou a experiência positiva”, afirma o Antonio Salvador, líder de Career da Mercer. A resistência, diz ele, vem do varejo.

“Por estarem na linha de frente do atendimento, os varejistas acham que o trabalho precisa ser presencial – o que é fato. Mas existe uma equipe, que trabalha na retaguarda, que pode manter o trabalho remoto. Inclusive quem atua no e-commerce”, afirma Salvador.

MUDANÇAS NAS POLÍTICAS INTERNAS

Em relação aos critérios utilizados para identificar os funcionários elegíveis para o retorno parcial, 46% vão priorizar funcionários sem familiares que estejam no grupo de riscos de contaminação pelo vírus. Outros 38%, os colaboradores sem histórico da doença.

Uma nova realidade também se impõe para atividades realizadas externamente. Das empresas ouvidas, 68% optaram por cancelar viagens nacionais e internacionais. As empresas também estão adotando medidas de austeridade, a fim de manter sua saúde financeira, como apontam 41% dos consultados, que pretendem manter a interrupção ou o cancelamento de novas contratações.

Segundo o levantamento, na chegada ao trabalho, 51% das empregadoras realizarão um plano de prevenção com os funcionários. Entre as iniciativas, 65% disseram aferir a temperatura e 31% farão entrevistas para identificar possíveis sintomas.

Das 253 participantes, a maioria (79%) desenvolveu protocolos para situações de aparecimento ou suspeita de contaminação. Caso isso ocorra, 84% farão limpeza e desinfecção dos locais de trabalho e 48% pretendem realizar testes de Covid-19.

Para proteger os funcionários no ambiente de trabalho, 84% das entrevistadas disseram que fornecerão equipamentos de proteção individual (EPIs). Entre os equipamentos, 97% disponibilizarão máscaras, 79% luvas e 21% frascos individuais de álcool em gel.

 DISTANCIAMENTO NA RETOMADA DA ATIVIDADE

Adicionalmente, o levantamento revela quais as medidas para garantir o distanciamento social no ambiente de trabalho na medida em que a retomada da atividade ocorrer. Entre as empresas, 76% vão alternar os dias de trabalho presencial entre funcionários e 74% estudam a possibilidade de teletrabalho por um período maior ou por prazo indeterminado.

Dentre as empresas pesquisadas, 60% instalará placas e marcadores para reforçar o distanciamento entre as pessoas, modificar layouts de ambientes comuns como cafés e refeitórios, e dos escritórios e áreas de produção.

Fonte do gráficos: Pesquisa conduzida pela Mercer e Mercer Benefícios

Marketing e reposição no PDV podem ajudar na retomada

Consumo em restaurantes tem leve melhora após reabertura

Queda no consumo deve superar 5% em 2020

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]