Pesquisar
Close this search box.
/
/
Pesquisa indica que empreendedores estão otimistas com mercado digital

Pesquisa indica que empreendedores estão otimistas com mercado digital

Levantamento da GoDaddy mostra que 90% dos empreendedores pequenos e individuais acreditam que seus negócios vão crescer nos próximos 3 a 5 anos

Os empreendedores brasileiros estão otimistas com o futuro e acreditam cada vez mais nas ferramentas digitais para desenvolverem. Esta é a conclusão de uma pesquisa da GoDaddy, que indica que 9 em cada 10 empreendedores brasileiros contam com o e-commerce para ajudar seus negócios a crescerem.

Segundo o levantamento da Scout Digital Research, que ouviu empreendedores, pequenos e individuais, de todas as regiões do país, 73% dos empreendedores brasileiros planejam mudanças significativas em seus negócios no futuro.

Pelo menos 83% deles pretendem usar mais ferramentas digitais e 22% começarão a digitalizar seus negócios pela primeira vez. Já 4 em cada 10 empresários que planejam mudanças pretendem aumentar o número de funcionários.

Entre os entrevistados, 34% têm lojas físicas, mas não vendas online, mesmo quando já possuem alguma presença online. No caso das empresas que já tem um site, cerca de 60% foram feitos pelos empreendedores, mas com soluções que tendem a não ser autogerenciadas e práticas. Os entrevistados atualmente têm nas redes sociais o principal canal de vendas.

Enquanto isso, 34% já possuem uma loja online além de unidade offline e 32% estão totalmente digitais. Por outro lado, 18% não possuem nenhuma ferramenta de negócios e relacionamento online. Entre os que têm algum tipo de ferramenta, 89% perceberam aumento das vendas, e um terço deles afirmou que as vendas aumentaram significativamente.

A grande vantagem do investimento em digitalização é que ele pode ser gradual, destaca Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil. “O principal é planejar, definir metas, definir os passos e ir realizando aos poucos. Nessa fase é possível acelerar o desenvolvimento, se o faturamento responder bem, ir mais devagar, ajustando as fases. É diferente de investir em uma loja física, por exemplo, que demanda investimento inicial alto prevendo um rendimento futuro incerto”.

Presença digital é essencial para futuro dos negócios

“Os resultados da pesquisa revelaram que os empreendedores brasileiros acreditam que ter uma presença digital para uma pequena empresa pode trazer benefícios significativos e nossa missão é apoiar os empreendedores brasileiros na jornada digital de seus negócios”, explica Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil.

Pelo menos 47% dos entrevistados querem focar suas ações digitais em SEO, email marketing e anúncios; enquanto 42% desejam priorizar a criação de uma loja online; 35% um site e 3 em cada 10 as redes sociais.

Há um caminho a percorrer em termos de soluções de segurança, mas a pesquisa da GoDaddy/Scout sugere que os empreendedores brasileiros entrevistados – aqueles em negócios de 1 a 25 funcionários – já começaram a compreender os benefícios e os riscos a que suas empresas podem correr se não caminharem rumo a um plano digital.

Embora muitas pessoas comecem pelas redes sociais, a recomendação da GoDaddy é que o primeiro passo seja o registro do domínio, que vai ser a sua marca na internet, e a criação de um site inicial para dar credibilidade e profissionalismo ao negócio. “Isso é vital pois hoje em dia existe uma oferta enorme por produtos e serviços nas redes sociais e ter um site já coloca o empreendedor em um patamar acima em termos de transmitir confiança”, avalia D’Elboux.

“O levantamento indica que os empreendedores brasileiros estão interessados em aumentar a presença online em seus negócios de uma forma mais holística, utilizando uma pluralidade de ferramentas digitais”, avalia Luiz D’Elboux.

Para os consumidores essa digitalização tende a só trazer vantagens. Com a tecnologia 5G se espalhando pelo país, o consumidor tem oportunidade de ter, na palma da mão, uma quantidade e qualidade de informação sobre o que pretende consumir impensável até hoje, um enorme mercado digital de consumo. Para D’Elboux, “é um momento definidor para as próximas décadas, a criatividade e o trabalho podem fazer a diferença”.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]