Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como as empresas usam aromas para vender seus produtos

Como as empresas usam aromas para vender seus produtos

Por trás das essências utilizadas no comércio, existe uma ciência que pode influenciar o comportamento do consumidor. Entenda

Quem nunca sentiu algum perfume gostoso ao passar em frente a um estabelecimento? O cheirinho é, às vezes, tão bom, que dá vontade de entrar e não sair de lá nunca mais.

O varejo é consciente da influência dos odores no comportamento humano, e usa essa peça a seu favor.

A ciência dos aromas

Os cheiros fazem parte do “kit imersivo” que compõe a identidade de uma loja, assim como as cores, a decoração, uniformes, música ambiente, iluminação etc. Imagine uma cafeteria sem cheiro de café, uma pizzaria sem cheiro de pizza à lenha, e até mesmo uma loja da Melissa sem cheirinho de chiclete: sem os aromas, não apenas a identidade do local seria afetada, mas os instintos de compra dos consumidores seriam muito menos atiçados. 

O cheiro é o sentido humano mais intimamente ligado à memória. Sentir o cheiro da nossa comida favorita, por exemplo, desperta lembranças muito mais rapidamente do que olhar para ela ou colocá-la na boca.

Uma matéria da Air Scent explica que, quando um cheiro chega ao nariz humano, é transportado e processado por um bulbo olfativo no sistema límbico do cérebro. Essa estrutura estimula a emoção e a memória, por isso, acabamos vinculando cheiros à experiências boas ou ruins. Essa é a razão pela qual nós conectamos odores a determinados momentos de nossas vidas.

Em busca do aroma perfeito

Para criar essa atmosfera perfumada, varejistas utilizam nebulizadores de aromas, onde óleos aromáticos são convertidos em vapor seco. Esses nebulizadores também podem ser integrados em sistemas de ar condicionado, tendo um efeito mais discreto para lojas.

Locais cujo cheiro seja inerente dos produtos, como padarias, por exemplo, podem posicionar as suas saídas de ventilação de uma maneira estratégica, que faça o perfume correr pela loja e além.

aromas
Foto Pixabay

Mas escolher o perfume correto para um instalação não é uma tarefa fácil, e precisa ser feita com muito cuidado. Alguns deles causam alergias e enjoos em algumas pessoas, então as notas, a composição e a dosagem precisam ser escolhidas por profissionais.

Um estudo feito pela ScentAir mostra que perfumes que não correspondem ao contexto da loja tendem a afastar consumidores, causando uma associação negativa que não despertará interesse de compra. Desta forma, errar o perfume ou a dosagem pode ter um efeito ainda mais negativo do que simplesmente não utilizar nada.

Funciona mesmo?

De acordo com estatísticas coletadas pela Focus in Future, ambientes perfumados podem aumentar a intenção de compra dos clientes em até 80%.

A Nike replicou este estudo em suas lojas e, de fato, a intenção de compra dos usuários aumentou nesta exata porcentagem durante o período de testes.

Um outro experimento, feito em um minimercado, mostrou que a venda de cafés aumentou em 300% após começarem a exalar o aroma da bebida pela rua.

O estudo da Focus in Future comprovou, também, que as pessoas tendem a se prolongar 40% mais em áreas com cheirinhos bons, e esses aromas melhoram o nosso humor na mesma porcentagem: 40%.

O guia da Air Scent indica que notas perfumadas de marfim e especiarias passam um sentimento que é associado à prosperidade e luxo.

Já a colocação de óleo de pimenta preta, quando infundida em colônias “masculinas”, cria um perfume exótico, rico e terroso, que tem potencial de incentivar a compra em clientes do gênero masculino.

Aromas mais delicados, como notas florais e baunilha, performam bem em boutiques de roupas femininas. Enquanto spas, clínicas e resorts são mais propensos a utilizarem aromas de lavanda e capim-limão, por terem efeito calmante.


+ NOTÍCIAS

Conheça as 3 empresas mais inovadoras do varejo
Inteligência artificial: o varejo como você nunca viu

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]