A consultoria Search criou uma plataforma para possibilitar o recrutamento entre empresas e profissionais. A plataforma, chamada de Reachr, alia Inteligência Artificial a conhecimentos humanos e possibilita o “match” entre empresas e profissionais, tal como o Tinder.
A ideia é que a plataforma ajude as empresas a encontrarem os candidatos sob medida para suas necessidades. Além disso, oferece aos candidatos acesso a vagas, também orientação de carreira e feedback. Às empresas oferece mais agilidade aos processos de recrutamento.
Para tanto, a empresa usa um algoritmo capaz de analisar um currículo como um headhunter e transforma os dados em cruzamentos complexos que atuam na seleção e definição do ranking de candidatos.
Além da tecnologia, a seleção envolve um lado humano, uma vez que os consultores “traduzirão” os dados inseridos e as diferentes formas com que cada indivíduo expressa sua experiência profissional, como as empresas contam sobre suas qualificações e necessidades e os requisitos de cada vaga, criando uma unicidade na compreensão dos dados.
“A Reachr utiliza conceitos de usabilidade similares ao Tinder, pois armazena impressões para compor o ranking dos candidatos com as impressões de todos os avaliadores ao longo do tempo. Contará ainda com inteligência artificial e redes neurais, conceitos similares ao do Netflix, para recomendações. Tudo para encontrar o perfeito match entre eles”, afirmou Marcelo Braga, headhunter e sócio da Reachr.
“Essa inteligência permite à plataforma preencher lacunas que prejudicam o processo de recrutamento online, como a falta de feedback, oferecendo um ambiente onde empresas e candidatos encontram soluções concretas, não um simples banco de currículos”, completa o executivo.
A ferramenta estará focada em vagas para estagiários, vendedores dos segmentos de Varejo e de Serviços.