Pesquisar
Close this search box.
/
/
Acessibilidade: empatia motiva criação de startup brasileira premiada pelo Google

Acessibilidade: empatia motiva criação de startup brasileira premiada pelo Google

Hand Talk traz tradução automática de texto e vídeo em português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e promove inclusão para milhões de brasileiros

Mais de 360 milhões de pessoas no mundo possuem deficiência auditiva. Desse total, 10 milhões são brasileiras, segundo o último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Compreender a língua falada de um país é um desafio para esse público. Foi a partir da ideia de promover acessibilidade e a integração entre ouvintes e não ouvintes, que Ronaldo Tenorio, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz fundaram a Hand Talk, startup de Maceió responsável por desenvolver o Hugo, um assistente virtual 3D capaz de entender palavras e traduzi-las para a linguagem brasileira de sinais (Libras).

A empresa, junto com outras 19 organizações, foi uma das selecionadas no palco do Google I/O para uma semana de aceleração na sede do Google em Mountain View, na Califórnia, além de uma bolsa no valor de US$ 750 mil para criação de novos dispositivos.

A startup disponibiliza para organizações o Tradutor de Sites, uma ferramenta prática que resolve o problema com o simples clique de um botão. Após a ativação da janela de acessibilidade do Tradutor, o usuário é apresentado ao Hugo, que faz a tradução dos textos e vídeos para a língua de sinais.

Os sites que contam com a tecnologia passam a abrir as portas para um público de milhões de pessoas de forma empática e socialmente responsável, dando autonomia para seus usuários surdos.

Criação

A ideia para a startup surgiu em 2008 em um projeto na Universidade despertada a partir da empatia de Ronaldo Tenorio, CEO da Hand Talk.

“Eu não tenho ninguém na família com deficiência auditiva, mas eu tive empatia. Eu olhei para o lado, vi essa dificuldade e comecei a pesquisar sobre isso, sobre essa barreira de comunicação que existe entre surdos e ouvintes. Cerca 80% dos surdos não compreende a língua escrita do seu país”, conta.

Somente em 2012, ao lado dos colegas Thadeu e Carlos é que a startup saiu do papel e o aplicativo foi desenvolvido. Hoje, a plataforma já conta com mais de dois milhões de usuários cadastrados.

LEIA MAIS: Confira a edição online da Revista Consumidor Moderno! 

Projeção

A participação dos executivos na semana de aceleração na sede do Google começa nesta segunda-feira (13) e Ronaldo já adianta os planos futuros da startup.

“A gente vai participar desse programa com mentores do Google que vai nos ajudar a implementar as melhores práticas de inteligência artificial na nossa plataforma para que a gente melhore ainda mais”, conta.

Além do aprimoramento, o CEO da empresa afirma o desejo e planejamento de lançar o aplicativo nos Estados Unidos para tradução da America Sign Languagem (ASL), a Língua de Sinais Americana.

Queremos lançar o aplicativo aqui nos Estados Unidos também. Esse é o nosso próximo passo aqui para dar essa expansão internacional”, completa.

acessibilidade

JÁ VIU? Aplicativo revela histórias de mulheres esquecidas nos livros escolares

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]