/
/
Empacou no trabalho? 5 dicas para acabar com a procrastinação

Empacou no trabalho? 5 dicas para acabar com a procrastinação

O ato de postergar sempre foi condenado ao longo da história da humanidade. E se antes do isolamento já era difícil não cair nessa tentação, o que fazer agora com o trabalho home office?

Procrastinar até poderia estar entre os 10 mandamentos bíblicos a serem evitados. Até porque, a maioria das religiões – do Cristianismo ao Budismo – condena o ato. No Judaísmo, só para citar um exemplo concreto, a procrastinação sempre foi combatida por ser considerada uma espécie de suicídio lento. Já no mundo do trabalho, onde metas e entregas batem à porta todos os dias, acabar com a procrastinação é tema constante de disputas entre o nosso cérebro e a lista de tarefas do dia.

Segundo pesquisadores, cerca de 20% dos adultos são procrastinadores crônicos, e os demais, vez ou outra também o serão. Estudos também apontam para crenças limitantes desenvolvidas na infância, impedindo que algo seja realizado com êxito, como medo de rejeição, incapacidade de realização, perfeccionismo ou até o medo do sucesso. Ou ainda, pais que evitam a todo custo situações que não geram prazer imediato para seus filhos.

Nem mesmo as grandes mentes estão livres de procrastinar. Margaret Atwood, a escritora canadense do aclamado “O Conto de Aia”, já se definiu publicamente como uma especialista em adiar tarefas. Mas também descobriu, em seus longos anos de home office para escrever livros, algumas estratégias para cumprir os prazos. Para este ano de trabalho remoto, listamos alguns hábitos importantes de começar a praticar a fim de evitar a procrastinação vindas de uma fonte expert no assunto, o podcast ‘WorkLife with Adam Grant”, um programa original da marca TED. Confira abaixo:

EVITE O MODO “SONECA”

Se iniciar procrastinando já ao levantar, bem provável que se prolongue durante todo o dia. Então, levante-se, e não pule as etapas que fazem parte do ritual de acordar: lavar o rosto, escovar dentes, tomar banho, um bom café da manhã, e ir mentalmente organizando as atividades do dia. Já pensou na diferença, em deixar o espaço da casa arrumado antes de começar a trabalhar. E vestir-se como se estivesse indo trabalhar também faz parte do processo.

EU QUERO X EU DEVO

Psicólogos apontam que todos temos um “eu” dominado pela emoção (Eu do querer) e outro “eu” comandado pelo  fazer o certo (Eu do dever). Assim, quando a preguiça se impuser aos prazos de entrega, lembre que esse segundo “eu” está aí, mas precisa ser acionado. Planejar e organizar o tempo com antecipação pode ser um ótimo treinamento para treinar o eu do dever.

DEFINA PRIORIDADES

O desafio não é realizar todas as atividades em único dia, o que pode ser humanamente impossível, mas é indispensável saber as prioridades e urgências para não passar os dias apagando incêndios. Faça uma lista e organize o que é prioritário no início, e deixe as tarefas mais simples para o fim. Terminar tarefas mais complexas gera um sentimento de satisfação, motivando para realizar outras.

ESQUEÇA O CONCEITO DE “PERFEIÇÃO”

Existem pessoas que passam a vida em busca da perfeição, e que deixam todas as outras a realizar. Faça o que é preciso antes. Podemos, sim, deixar atividades para o dia seguinte. Aqui vale ficar de olho na máxima “feito é melhor do que perfeito”, que se aplica muito ao ambiente “beta” das internet, que coloca produtos e conteúdos para serem consumidos mesmo que não estejam efetivamente finalizados da melhor maneira.

O QUE EVITAR ENQUANTO SE TRABALHA

A conversa no grupo dos amigos do whatsapp sempre parece mais interessante que os afazeres. E os scrolls infinitos nas barras de rolagens das redes sociais. Os excessos de estímulos diários podem, e muito, atrapalhar a produtividade. No caso de Atwood, sua experiência lhe diz para não olhar, nem publicar nada no Twitter enquanto trabalha. No mais, organize listas realistas – e siga item por item. Como disse Raul Seixas “a formiga só trabalha, porque não sabe cantar”. Se é assim, use essa lista para acabar com a procrastinação.


Por que nos autossabotamos? Saiba como parar com esse comportamento

O ensino híbrido é o futuro da educação pós-pandemia?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]