Pesquisar
Close this search box.
/
/
Grok: a inteligência artificial “rebelde” de Elon Musk

Grok: a inteligência artificial “rebelde” de Elon Musk

Resultados iniciais do Grok superaram modelos como o ChatGPT-3.5 e Inflection-1, mas não os de maior quantidade de dados computacionais, como o GPT-4

O X (antigo Twitter) agora tem sua própria inteligência artificial (IA). Elon Musk, dono da rede social, anunciou a ferramenta de IA que pretende concorrer diretamente com o ChatGPT. A ferramenta do milionário se chama Grok. Ela vem com o objetivo de responder quase tudo e, até mesmo, sugerir quais perguntas devem ser feitas. De acordo com comunicado oficial da xAI, o Grok poderá dar suas respostas com um pouco de inteligência e tem uma “veia rebelde”.

Quem é Grok, a inteligência artificial de Elon Musk, e qual sua missão?

Além disso, outro objetivo é fazer com que o Grok seja um poderoso assistente de pesquisa para qualquer pessoa. Por ele, será possível acessar informações de forma mais rápida, processar dados e apresentar novas ideias. A empresa afirou no lançamento que acredita que a ferramenta poderá ter valor econômico e científico para a sociedade.  

Como funcionará o Grok?

O Grok será alimentado pelo motor Grok-1, o Large Language Model (LLM) de fronteira da xAI desenvolvido nos últimos quatro meses. Esse protótipo, que passou por inúmeras interações durante seus testes, tem 33 milhões de parâmetros. O modelo inicial se assemelha com os recursos LLaMA 2 (70B) em benchmarks LM padrão, mas usa apenas metade de seus recursos de treinamento. 

Para que fosse criado o Grok, a xAI construiu uma pilha personalizada de treinamento e inferência baseada em Kubernetes, Rust e JAX. Ao treinar e sincronizar cálculos de GPUs, foi analisado o que pode causar falhas. Para evitá-las, o modelo emprega um conjunto de sistemas distribuídos que, garante Musk, é capaz de identificar todo tipo de erro e corrigi-los de forma rápida. A xAI usou uma maximização da computação útil por watt como foco desse trabalho. Nos meses de análise, foi possível reduzir o tempo de inatividade e manter uma alta utilização de modelo de flop (MFU), mesmo com hardware não confiável.

Rust foi escolhida por mostrar uma infraestrutura confiável e de fácil manutenção. O motivo da escolha se deu pelo alto desempenho, ecossistema rico e a possibilidade de evitar grande parte dos bugs encontrados no sistema. Ainda segundo a empresa, a Rust permite que qualquer modificação de código produza programas que podem ser executados por meses sem supervisão mínima.

No próximo passo da nova tecnologia lançada pela empresa será necessário testar as capacidades do modelo. Dentro disso, está a exigência de uma coordenação confiável de execução de treinamento e aceleradores, execução de pipelines de dados em escala de internet e a construção de novos tipos de capacidades e ferramentas no Grok. 

Por ainda estar em fase de testes, a empresa de Elon Musk informou que o modelo pode gerar informações falsas ou contraditórias. O Grok tem acesso às ferramentas de pesquisa de informação em tempo real, e a xAI acredita que alcançar um raciocínio confiável é a direção de pesquisa mais importante para abordar as limitações dos sistemas atuais. 

Os sentidos trabalhados pelo grupo de Musk

O primeiro passo será a supervisão eficiente e atualizada por ferramentas, monitorando a importância do feedback humano. Entretanto, manter uma consistência e precisão no feedback pode ser um desafio, especialmente ao lidar com códigos extensos ou etapas de raciocínio complexo. A inteligência artificial desempenha um papel crucial na supervisão escalonável, ao buscar referências em diversas fontes, verificar passos intermediários por meio de ferramentas externas e solicitar feedback humano quando necessário. Nesse sentido, a xAI busca otimizar a utilização do tempo dos tutores de IA com o auxílio de nossos modelos.

A empresa tem pensado também em uma integração com verificações formais de segurança, confiabilidade e fundamentação. Para desenvolver sistemas de IA capazes de raciocinar profundamente sobre o mundo real, planejou aprimorar as competências de cálculo em situações menos ambíguas e mais passíveis de verificação. Isso permite avaliar seus sistemas sem depender do feedback humano ou da interação com o mundo real. Um dos objetivos imediatos dessa abordagem é garantir formalmente a correção do código, especialmente no que diz respeito aos aspectos formalmente verificáveis ​​da segurança da IA.

Outro ponto trabalhado será a criação de sistemas verdadeiramente inteligentes depende fundamentalmente de modelos de treinamento capazes de descobrir eficientemente conhecimentos úteis em contextos específicos. Além disso, o foco é particularmente na melhoria da resiliência de LLMs, modelos de recompensa e sistemas de monitoramento. Atualmente, o Grok se limita aos sentidos convencionais e não possui funcionalidades como visão e áudio. Para atender melhor às necessidades dos usuários, o plano da empresa de Musk é equipar o Grok com esses diferentes sentidos e, assim, possibilitar aplicações mais amplas, como interações e assistência em tempo real.

Como acessar o Grok?



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]