/
/
Educação brasileira precisa de um novo modelo

Educação brasileira precisa de um novo modelo

É imprescindível que o Brasil abandone a tradicional forma de ensino e busque novos formatos que lidam com a solução de problemas

“Como o Brasil pode se inserir no mundo disruptivo se a escola segue o mesmo modelo de giz e quadro negro?” Com essa provocação, Jacques Meir, diretor executivo de conhecimento do Grupo Padrão, deu início ao debate “O negócio do impacto social e a democratização da educação”, realizado durante o Whow! Festival de Inovação, em São Paulo. Não existem respostas fáceis para o problema, mas é certo que a solução passa pela transformação desse modelo que foi criado para atender às expectativas da realidade industrial. “Hoje, as escolas devem levar em consideração quem são e quais são os interesses dos estudantes e como resolver os problemas atuais”, afirmou Tatiana Klix, gestora de mobilização do Instituto Inspirare. “Inclusive, em um mundo em que o diálogo é muito difícil, é fundamental educar as pessoas para a empatia.”

A proposta da Udacity se enquadra nesse novo cenário, pois segue um novo modelo de universidade on-line do Vale do Silício ao desenvolver cursos para formação profissional na área de tecnologia. Os “nanodegrees” são criados em parceria com grandes empresas do setor, como Google, Facebook, Amazon Web Servicecs e AT&T. “No Brasil, existem 14 milhões de desempregados e 200 mil postos de trabalho. Por quê? Porque falta capacitação”, disse Carlos Souza, diretor-geral da Udacity.

Se mudar o modelo de educação já é difícil, “do outro lado da ponte João Dias” é muito mais. Quem trouxe essa frase forte foi Luís Henrique Coelho, fundador da Empreende Aí, negócio de impacto social que capacitou mais de empreendedores de territórios populares a terem seus próprios negócios com metodologia própria. “Quem empreende na periferia não tem referências, não adianta falar de Jorge Paulo Lehman nem de Harvard, pois vão perguntar ‘o que é Harvard?”, disse. “Primeiro passo é falar na linguagem dessas pessoas, tirando a glamourização. Sai o termo CEO, entra o presidente da empresa.’”

O tema de impacto social é importante, inclusive, para se pensar no atual momento das empresas. “As companhias precisam se posicionar”, disse Meir, citando o caso da Unilever, que decidiu que vai deixar de estereotipar seus consumidores. Mas Klix rebateu que, quando se analisam os negócios sociais – por mais que o impacto seja sentido por muitos -, a maioria é fundada por homens brancos. “A representatividade é muito importante, por isso temos de educar para democratização”, afirmou. Souza, da Udacity, concordou. Para o executivo, quanto mais educado, mais oportunidades para se trabalhar com aquilo que gosta. “O aluno de hoje precisa ter mais que habilidades técnicas, precisa ter determinadas características, como atitude positiva, e as empresas buscam pessoas que querem aprender”, acrescentou.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]