Já não é novidade que a pandemia mudou as tendências de viagens para o consumidor. No entanto, ainda que haja crise econômica e restrições sanitárias, as pessoas seguem viajando. De acordo com uma pesquisa da agência ViajaNet, o principal destino é o ecoturismo.
Um estudo realizado pela empresa monitorou o volume de buscas e de venda de passagens aéreas nacionais em 2020 e no começo de 2021. A mudança está no hábito dos consumidores: para um cenário no qual o coronavírus interfere na sensação de segurança, as pessoas têm preferido viagens ecológicas.
O Brasil é um dos principais países no ranking de ecoturismo
Rico em lugares nos quais o contato com a natureza é a principal atração, o Brasil se consagra como um dos principais no ranking de ecoturismo. De acordo com a pesquisa, a mudança de rota está voltada para viagens nacionais. A preferência é que sejam mais rápidas, isoladas e ecológicas. Essa nova tendência foi percebida desde outubro de 2020.
“Além de priorizar medidas sanitárias, o consumidor tem buscado por viagens com propostas mais sustentáveis e ambientais, e o nosso país se destaca nesse quesito”, comenta Gustavo Mariotto, head de marketing da ViajaNet.
A expectativa para 2021 também está voltada ao ecoturismo, já que as viagens para o exterior ainda têm restrições. “Devido ao receio em realizar viagens internacionais, a previsão é que o turismo nacional continue crescendo durante o ano, se adaptando, pelo menos por enquanto, para a nova realidade”, conclui.
Viagens livres de aglomeração
Outro destaque sobre a preferência dos consumidores no ecoturismo está ligado à segurança. Viagens que envolvem trilhas, cachoeiras afastadas e contato único com a natureza, sem envolvimento com outras pessoas, têm sido as mais buscadas. Essa nova guinada recebe também o nome de “turismo de isolamento”, bastante cogitada por turistas mais cautelosos.
Como recomendação, a agência Viajanet destaca os destinos:
- Bonito (MS)
- Chapada Diamantina (BA)
- Chapada dos Veadeiros (GO)
- Foz do Iguaçu (PR)
- Brotas (SP)
- Jalapão (TO)
Além de esquentarem o turismo, as viagens incentivam também o setor hoteleiro, que apresentou expectativas baixas para 2021.
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