/
/
Se a economia melhorar, o compartilhamento vai continuar?

Se a economia melhorar, o compartilhamento vai continuar?

Com a crise, o brasileiro abraçou a economia compartilhada. A adesão a essa tendência mundial vai se manter mesmo se o consumo retornar?

Após a crise mundial de 2008, um conceito ganhou notoriedade: a economia compartilhada, cujo ecossistema é formado por empresas com modelo de negócios baseado no aproveitamento de bens. Naquele momento, os indivíduos passaram a questionar o modelo de consumo existente e procurar formas alternativas para vender, alugar ou compartilhar o que têm – não importa o que. Com base nessa ideia é que surgiram grandes unicórnios, como Uber e Airbnb.
Na América Latina, o Brasil concentra 32% das empresas desse tipo e é líder do continente, segundo o Relatório de Economia Colaborativa na América Latina, produzido pela IE Business School em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério da Economia e Competitividade do Governo da Espanha. Em um momento de recessão econômica, em que o consumidor passa a buscar alternativas para economizar, as ferramentas desse nicho tendem a ganhar ainda mais notoriedade. A OLX, ícone das plataformas de classificados, por exemplo, vendeu 4,4 milhões de produtos em 2016 somente na categoria Moda e Beleza– um crescimento de 263% com relação a 2015. No mesmo período, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional encolheu 3,6%.
Contudo, o cenário não é mais de recessão e os índices mostram que o País caminha para uma retomada econômica. Nesse cenário, uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) junto ao SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que, caso a retomada se confirme, apenas 22% dos consumidores entrevistados pretendem manter as medidas de controle financeiro que adotaram durante a crise. A pergunta que fica é: qual será o impacto desse comportamento nos modelos de negócio baseados em economia compartilhada? Veja a análise completa na revista digital NOVAREJO.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]