Pesquisar
Close this search box.
/
/
É preciso falar sobre a crise

É preciso falar sobre a crise

Presidente da AmCham Rio revela por que não podemos mais adiar o tema

O ano de 2015 chegou ao fim e deixou um lastro de pessimismo pelo país. As crises financeira, social e política alimentam hoje uma recessão grave, com crescimento econômico pífio e a tríade juros, dólar e inflação alcançando um teto estrangulador.

De acordo com o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado em dezembro pelo Banco Central, a previsão é de um aumento de 6,2% dos preços em 2016. A estimativa para o PIB no período é queda de 2,8%. Os investimentos devem recuar em 9,5%, e as projeções para indústria continuam as piores, com retração da taxa de 6,7% neste ano para 3,9% em 2016.

A crise internacional pode ter contribuído para as dificuldades que enfrentamos hoje, mas a situação na qual o Brasil se encontra é resultado de questões fundamentalmente internas. Para isso, é preciso atuar, por exemplo, na simplificação do sistema tributário nacional, hoje altamente complexo e redundante. Já avançamos com a recente aprovação da Lei de Conformidade Tributária Sobre Contas no Exterior (Foreign Account Tax Compliance Act), que promove o intercâmbio de informações fiscais e a assistência mútua entre Brasil e Estados Unidos.

Em quase 100 anos de presença no Rio de Janeiro, a câmara americana vivencia hoje um cenário de grandes oportunidades proporcionado pela reaproximação entre Brasil e Estados Unidos. Um deles foi o anúncio da entrada no Global Entry Program em junho último. O ingresso no programa, previsto para antes da Olimpíada, permitirá acesso simplificado na imigração a quem tem cadastro pré-aprovado. O próximo passo será avançar nas negociações para o Visa Waiver Program, que tornará desnecessário o visto de viagens de brasileiros e americanos entre os dois países, um grande passo para ampliar o fluxo de pessoas e de capital.

Outro eco da retomada dessa relação é a assinatura em novembro do Patent Prosecution Highway (PPH), um acordo de compartilhamento de informações entre o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e o órgão americano de patentes USPTO (United States Patent and Trademark Office), assinado pelo novo presidente do instituto brasileiro, Luiz Otávio Pimentel, um gestor dedicado a promover a inovação.

Não podemos esquecer o Acordo de Facilitação de Comércio, que está sendo estruturado pelo governo brasileiro com a construção do Portal Único. A iniciativa reduzirá custos ao acelerar processos alfandegários e ampliará a competitividade do Brasil no comércio exterior. Há também o Acordo de Previdência Social (U.S. Brazil Social Security Totalization Agreement), que além de trazer ganhos para fins de aposentadoria, reduz a possibilidade de dupla tributação no recolhimento de contribuições sociais.

Muito ainda precisa ser feito em 2016. É chegado o momento de reforçar antigas parcerias, criar novas e mostrar as potencialidades de se fazer política responsável e gerar um ambiente favorável à promoção de negócios competitivos. É hora de superar os erros, se despir da fantasia e consertar a realidade.

*Rafael Motta é presidente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio).

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]