/
/
É a hora da rentabilidade ou de ganhar mercado para a Pague Menos?

É a hora da rentabilidade ou de ganhar mercado para a Pague Menos?

Varejista farmacêutica do Ceará tem planos de inaugurar 188 unidades este ano, mas ainda sofre com as baixas margens do segmento

A Pague Menos segue em um intenso programa de expansão desde o início do milênio. Não por acaso, conseguiu alcançar o posto de segunda maior rede do Brasil, com 997 lojas, atrás apenas da líder Raia Drogasil. As inaugurações continuam em ritmo acelerado: 188 unidades são esperadas para 2017. Apesar vir obtendo resultados positivos, o mercado parou de ser o ponto fora da curva do varejo durante a crise.
Enquanto boa parte do setor sofria com as vendas em queda, as farmácias tiveram crescimento de 13,1% em comparação ao ano anterior. Porém, tudo mudou no primeiro trimestre de 2017. Houve retração de 1,1%, segundo o IBGE, terminando a lua de mel.
“O mercado deu uma piorada, mas continuamos investindo para ganhar escala e marketshare, que contribui para diminuir nossos custos”, diz Carlos Henrique Queirós, diretor de expansão e novos negócios da Pague Menos, durante painel da BR Week 2017, na última quarta-feira (28). “Mas já estamos tentando criar serviços com maior valor agregado para melhorar a nossa rentabilidade.” O painel foi mediado por Rogério Lima, sócio proprietário da RPLLima.

Diversificação para aumentar margens

Para mostrar números mais robustos, a Pague Menos vem apostando em aplicativos e serviços dentro das farmácias. Além de aplicativos que auxiliam na rotina de clientes, como alertas sobre os horários de tomar os remédios – e quando eles estão para acabar –, a Pague Menos vai treinar diversos farmacêuticos para prestar serviços.
Segundo Queirós, a ideia é trazer aquela questão do farmacêutico como segundo médico, ajudando em tratamentos menores e cobrando por isso. “Estamos em centenas de cidades do interior, onde o farmacêutico acaba fazendo até mesmo o trabalho de saúde”, diz ele.
A estratégia foi aprovada por Renato Mendes, sócio da Organica, aceleradora de startups. Para ele, falta muito equilíbrio para as empresas brasileiras, especialmente as que possuem boa parte do seu faturamento ligado ao e-commerce. “Crescer sem se preocupar com rentabilidade funciona até acabar o dinheiro do investimento”, diz ele. “Claro que pode fazer parte da estratégia, mas é algo que tem que ser feito com cuidado.”

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]