Apesar do ambiente econômico conturbado, as vendas no e-commerce cresceram 8,1% em abril na comparação com o mesmo período do ano passado.
A informação é do SpendingPulse, relatório mensal sobre o varejo da MasterCard.
De acordo com o levantamento, esse resultado é bem melhor que o registrado pelo comércio varejista, que ? excluindo automóveis e materiais de construção ? teve queda de 2,1% no comparativo com abril de 2014.
Os segmentos com maior crescimento foram de móveis e vestuário. Já o setor de eletrônicos ficou abaixo da média. ?As vendas foram impactadas pela Páscoa, que foi antecipada este ano, fazendo com que uma parte das vendas acontecesse em março e reduzindo os números em abril?, explica Kamalesh Rao, diretor de pesquisas econômicas do MasterCard Advisors.
Essa redução impactou o resultado desse primeiro trimestre que ficou em -1,0%. Em relação aos primeiros três meses de 2014, a queda foi de 0,9%. Os setores que ficaram acima da média no período foram farmácia, artigos pessoais, materiais de construção, móveis e eletrônicos e vestuário. Abaixo da média ficaram Supermercados e combustíveis.
Já o índice de confiança do consumidor teve a primeira alta do ano, 3,3% em abril, no entanto, ainda se mantém em níveis baixos.
O cenário econômico ainda é incerto e isso vai continuar impactando negativamente os resultados do varejo nos próximos meses.
Leia mais