Pesquisar
Close this search box.
/
/
Omnichannel: muito além da tecnologia, uma questão de processos

Omnichannel: muito além da tecnologia, uma questão de processos

Para criar uma estratégia utilizando esse conceito, o varejista precisa seguir alguns passos e determinar objetivos

 

?O omnichannel não é uma revolução, é uma evolução natural das relações com o consumidor, vinculada a própria possibilidade que a tecnologia traz?, destaca Marcelo Raducziner, client principal director da HP. Em sua visão, os varejistas precisam lembrar que, apesar de estar vinculada ao desenvolvimento tecnológico, essa evolução vai muito além disso.

Unificar os pontos de contato talvez seja apenas um dos passos. ?O omnichannel está nessa quebra de muros relacionada a novos modelos organizacionais, estamos vendo um novo equilíbrio de forças entre o varejista e o consumidor?, acredita o executivo.

Para o executivo, o cenário atual é composto de muitas oportunidades tanto para o consumidor quanto para o varejista ? e nem todas foram identificadas. A tecnologia, nesse sentido, é uma ferramenta, já que o real foco para uma experiência integrada precisa ser o cliente.

As promessas

?O incremento do relacionamento é o que sustenta a estratégia de omnichannel. Quanto mais a marca incrementa o relacionamento com o cliente, mais sabe seus hábitos de consumo e mais assertivo se torna o seu marketing?, aponta Raducziner. Mesmo com relação a vendas e ao estoque, por exemplo, entender os hábitos do público auxilia a equipe na hora de entregar o produto certo ou mesmo surpreender o cliente com algo inusitado.

Do ponto de vista do cliente, o executivo acredita que, se o varejista tem noção dos seus hábito de consumo, aquele indivíduo tem contato com uma comunicação mais personalizada ? preços alinhados ao perfil, experiência incrementada, comodidade. Ao mesmo tempo, o diretor lembra que pode existir uma perda de privacidade do público como ?troca?, já que os dados de consumo serão disponibilizados.

Valores

Na visão do executivo da HP, alguns pontos devem ser levados em consideração pelas empresas na hora de montar sua estratégia:
?    Processo de compra: quanto tempo o cliente demora na fila? Que meios de pagamento sua loja oferece? Como sua marca analisa o índice de satisfação do público?;
?    Emoção: as vezes o cliente não compra um item apenas por necessidade, a emoção que aquilo traduz para a pessoa na hora da compra é levado em consideração;
?    Local: faz diferença consumir em um shopping de alto valor ou numa lojinha de rua ? são experiências diferentes.

?O ominichannel, hoje, é muito apresentado como a integração de canais. Vai além disso, são os pontos de contato do cliente com a marca, seja uma busca na internet, uma propaganda na TV, uma ligação ao SAC e sua visita na loja, tudo precisa fazer sentido?, destaca Raducziner. Fora isso, o executivo enxerga o conceito em três camadas:

1- Pontos de contato: a entrada do consumidor para a marca; todos os locais que existem relacionamento;
2- Equipes, gerentes de marketing, todos precisam estar alinhados na estratégia;
3- Processos: gestão de estoque, vendas, compras ? quanto mais alinhado à estratégia, melhor será a experiência.

?Não adianta a marca pensar na tecnologia pura e simples, precisa pensar no caminho, qual a experiência de consumo que quer dar para o consumidor. Só depois disso é que a tecnologia e os processos necessários para tal serão determinados?, finaliza.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]