Os resultados gerados pelo e-commerce mostram que ele vem sendo o grande aliado dos varejistas para a recuperação pós-Covid-19. Só no Brasil, a categoria teve um aumento de mais de 25% de 2019 para 2020, representando 11% das vendas do varejo.
Investir em estratégias e operações para vender online já se tornou fundamental para manter este bom desempenho, comprovando que a relevância de grande parte das empresas varejistas está estritamente atrelada às tecnologias que detém.
A Danone é um bom exemplo. A companhia vem aprimorando continuamente suas estratégias online e transformando o ambiente digital em uma “prateleira infinita”. A multinacional decidiu apostar em estratégias voltadas para o varejo farmacêutico e alimentar e acabou se diferenciando.
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De olho na jornada do consumidor
Os esforços da Danone empregados para alavancar as vendas da linha Milnutri, voltada para nutrição infantil, comprovam seu desempenho. Com base na jornada de decisão do consumidor, foram criadas e implementadas, nos principais varejistas, vitrines de conteúdo atraentes e envolventes.
“Utilizando uma inteligência de SEO conectada com tags programadas para otimizar as pesquisas orgânicas do Google, conseguimos aumentar em 828% as visitas orgânicas dos mecanismos de busca e diminuir a dependência da mídia paga. Ampliamos também o tempo de permanência do consumidor na página do produto em 252% e a taxa de conversão, atingindo um crescimento de 60% nas vendas”, revela Bruna Palma, Gerente Sênior de E-Commerce da Danone.
Além disso, graças às estratégias adotadas, o alcance da companhia no canal Farma também tem sido bastante positivo. “Sendo comercializados em 15 das maiores redes de farmácias do Brasil, nossos produtos já correspondem a parte significativa das vendas online de algumas delas. Porém, o canal de maior crescimento para a empresa, em 2021, foram os aplicativos de entrega que enxergaram na crise um novo nicho. Frente ao novo cenário, expandiram seus serviços, incluindo produtos de supermercado e farmácias, contribuindo para que ampliássemos nossa capilaridade”, comenta Bruna.
Para apoiar essas ações, a Danone vem realizando um trabalho conjunto com as redes varejistas e apostando em formas diferenciadas de exposição de seus produtos no e-commerce. Utilizando fotos, palavras-chave de busca e descrição de produtos pensadas com exclusividade para o âmbito digital e totalmente validadas pelo consumidor que já está digitalizado, a companhia explora com assertividade a tecnologia e conquista excelentes resultados.
A relevância do phygital e a importância da ominicanalidade
Ainda sobre a evolução no varejo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, a cada três compras em uma loja física, duas passaram pelo online, seja para consultas de preços ou busca pelo endereço da loja, provando que os dois canais de compras são complementares. O online e o offline não podem mais ser pensados como estratégias separadas, mas sim de uma forma que contemple o consumidor por meio da omnicanalidade. Este seria o princípio para ações voltadas ao phygital (conceito em evidência no setor varejista).
Um bom exemplo do poder de uma experiência phygital vem da famosa rede social chinesa TikTok. Queridinha pela sua interatividade e poder de alcance com seu público por meio de vídeos, a plataforma criou um serviço de delivery online baseado nas receitas mais famosas do TikTok. Em parceria com a Virtual Dining Concepts, empresa norte-americana de fast food, a estratégia phygital tem como projeto enviar as receitas mais famosas da rede prontas para alguns usuários sortudos, ou os ingredientes para realizá-las em casa. A nova modalidade da plataforma funcionará apenas nos Estados Unidos.
Este á apenas um dos milhares de exemplos do conceito phygital para o varejo. Um novo caminho que agora coloca a experiência do consumidor e o uso de todos os recursos tecnológicos mais avançados como fundamentais na jornada do cliente. Experiências únicas que darão maior suporte, liberdade e criatividade para um setor tão disputado como o varejo.
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