É fato que está diminuindo o espaço disponível para o transporte individual – tanto nas ruas quanto dentro do coração dos consumidores. Os apaixonados por apps como Uber, Cabify e 99 são a prova disso. Contudo, uma outra alternativa tem se destacado: a bicicleta. Apesar de todos os riscos causados por motoristas imprudentes nas grandes cidades, a “magrela” tem ganhado adeptos por aí. Prova disso é que, segundo um levantamento da OLX, a venda de bicicletas aumentou no último ano.
Entre janeiro a setembro de 2017, foram vendidos 394 mil itens da categoria Ciclismo em todo o País. O dado representa um aumento de 21% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Confira a edição digital da revista Consumidor Moderno!
Além disso, de acordo com um estudo do Ibope, realizado em parceria com a CET e publicado em 2016, houve, em 2015, um aumento de 66% no número de ciclistas em São Paulo. Eles usam as bicicletas não só para praticar um esporte, mas também como opção de transporte.
No Rio de Janeiro e em São Paulo foram negociadas 125 mil bicicletas no período de nove meses citado anteriormente – um total 16% maior do que o registrado em 2016. O número relativo à procura pelos itens também é consistente: nos sete primeiros meses do ano, a OLX teve mais de 7 milhões de buscas por bicicletas em todo o Brasil.
A compra da bicicleta por meio da OLX é uma escolha duplamente sustentável – tanto pelo produto quanto pela plataforma, que tem como foco a revenda de produtos já utilizados. Naturalmente, o crescimento dessas vendas indica uma tendência do comportamento do consumidor, que passa a fazer escolhas mais conscientes.