Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dor durante o home office? Fique atento aos motivos

Dor durante o home office? Fique atento aos motivos

Estamos há mais de 4 meses em home office e se você começou a sentir dores na coluna, no pescoço ou na mão, saiba que não é o único. Veja dicas de especialista

Com a pandemia de COVID-19, grande parte da população brasileira está há mais de 4 meses em home office. A estratégia adotada, considerada segura no momento para evitar aglomerações em locais de trabalho e transportes públicos, pode ser um alívio para alguns e desconfortável para outros, principalmente, pela postura que estamos costumamos a trabalhar.

Algumas horas na posição errada, podem ser suficientes para o surgimento de dores e desconfortos que demoram para passar e afetam a produtividade. Então, se você começou a sentir dores na coluna, no pescoço ou na mão, saiba que não é o único.

Apesar do trabalho remoto parecer muito mais cômodo para os trabalhadores, é preciso ficar atento aos cuidados no escritório pessoal e fazer algumas mudanças se for possível. Alexandre Fogaça, membro do Departamento Científico de Ortopedia e Traumatologia da Associação Paulista de Medicina e chefe do Grupo de Coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, afirma que, para não prejudicar a coluna, a mais afetada nesse período, é importante que a tela do computador esteja na altura dos olhos e o teclado e o mouse na altura dos cotovelos dobrados.

A mesa deve ter uma altura confortável e a cadeira precisa ter encosto. Apoiar os pés no chão ou ter um suporte onde apoiar e evitar trabalhar em locais como a cama, é fundamental.

“Nesta época de pandemia, muitos precisaram trabalhar de casa, mas nem todos conseguiram boas condições de ergonomia. Trabalhar por horas diárias numa situação não ergonômica pode causa dores musculares e articulares envolvendo a coluna cervical, lombar e membros superiores”, afirma Fogaça.

Mantenha uma rotina saudável

Outra dica é padronizar um intervalo a cada duas horas, no qual pequenos alongamentos em áreas externas da casa são bem-vindos. Além disso, é importante manter uma alimentação saudável e focar em ter uma rotina regular de atividades físicas nos horários fora do expediente. Caso a pessoa não seja adepto a exercícios, uma caminhada diariamente dentro seu condomínio ou no bairro, tomando todos os cuidados como uso de máscara e higiene das mãos, pode ajudar.

Além de prevenir dores, essas atitudes fortalecem a imunidade e ajudam na prevenção contra o novo coronavírus. Pois, em casos mais graves, com dores intensas que durem mais que 15 dias, é indicado procurar um médico para evitar uma série de problemas futuros.

“Inicialmente, as dores são musculares, mas podem predispor a hérnias de disco, artrose, desvios de coluna, tendinites, entre outros. A hérnia de disco pode ser a consequência de uma sobrecarga e desgaste dos discos intervertebrais cervicais e lombares. A artrose, conhecida popularmente por bico de papagaio, é consequência da sobrecarga e desgaste das articulações entreviam vértebra e outra”, reforça o especialista.


Por que nos autossabotamos? Saiba como parar com esse comportamento

Videoconferências e calls podem esgotar mais seu cérebro no home office?

O efeito do home office no atendimento

Como adaptar imóveis pequenos para o home office

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]