Pesquisar
Close this search box.
/
/
Diversidade de sotaques e regionalismos da língua portuguesa são desafios para bots

Diversidade de sotaques e regionalismos da língua portuguesa são desafios para bots

Treinar o bot para corresponder à situações e realidades variadas é sempre uma necessidade. Entenda como as empresas lidam com isso no Brasil

O Brasil é um país continental. Para estarem alinhados à essa realidade, os bots também precisam ser regionais, ter sotaque, compreender o local em que é utilizado e a forma como as pessoas falam nesse lugar. Esse foi o tema do debate do painel “Um bot para cada Brasil: Regionalismos, acentos e sotaques que humanizam o atendimento”, durante o Seminário de BOTs e IA promovido pelo Grupo Padrão nesta terça-feira (26). Mediado por Bruno Alves, diretor de Estratégias Digitais da Plusoft, o diálogo envolveu Cristiane Paixão, diretora de Customer Care da FCA Fiat e Fábio Tolero, diretor de Gestão de Base da Sky Brasil.

“Muito se fala em IA, mas a área de atendimento é a que usa isso de forma prática e avançada”, comenta Alves. Nesse sentido, ele questiona como essa tecnologia já é usada na FCA Fiat e na Sky Brasil. Cristiane comenta que há chatbots em cada uma das marcas da empresa. “Nosso negócio maior se dá na concessionária, então, para nós, o bot é uma oportunidade de expansão do contato com o cliente”, explica. “Temos percebido que essa é uma demanda dos consumidores também”.

Nesse sentido, a executiva afirma que, no caso desse modelo de negócio, é essencial que o relacionamento seja de longo prazo – afinal, não se troca de carro todo mês. Em outros pontos da empresa, ela afirma que a tecnologia também é essencial, afinal, o carro também passa a contar com funções multimídia. E isso é uma tendência.

Na Sky, os robôs de voz usam IA para buscar entendimento no atendimento. “Temos IA, machine learning, entre outras tecnologias para se comunicar”, diz. Recentemente, o uso da IA tem sido aplicado para tornar a cobrança mais inteligente, direcionado o momento e o canal ideal para a cobrança.

A educação dos bots

Alves comenta que, para ter um robô efetivo, a tecnologia é essencial, mas é preciso também que os robôs sejam educados para isso. Para realizar essa educação do bot, Toledo comenta sobre pessoas realizam um trabalho que ainda não é tão tecnológico: são separadas amostras que, posteriormente, são estudadas e utilizadas para o aprimoramento da ferramenta.

“Apesar de ainda termos call centers em todo lugar do Brasil, não é possível direcionar chamadas de uma região para a mesma região, sem misturar sotaques”, explica. “Com robôs, isso é possível”. Na Sky Brasil há, por exemplo, um bot nordestino, chamado Ronaldo.

No caso da FCA Fiat, Cristiane explica que o treinamento do bot precisa ser feito além da questão da regionalidade, mas também do alinhamento com as marcas. “Fazemos essa curadoria para que não haja uma quebra de experiência”, diz. Então, o colaborador que treina o robô precisa entender esses aspectos.

Usando a voz

Alves comenta que o uso da voz é extremamente essencial – e a regionalização acompanha essa necessidade. Players como Apple e Google comprovam essa tendência.

Quando o assunto é Big Data, Toledo afirma que essa tecnologia ajuda a melhorar fluxos, entendimento e melhorar a experiência do cliente no bot. Ele cita o exemplo de direcionamento do marketing para clientes que ainda não possuem determinados canais de TV a cabo.

O desafio da Sky, naturalmente, ainda é ampliar a fluidez do relacionamento. E ela não está sozinha: o mercado como um todo precisa lidar com esse contexto. Um exemplo desse esforço foi o desenvolvimento de um bot focado no público da madrugada: 35 mil clientes pagam suas contas entre 0h e 7h.

No caso da FCA Fiat, Cristiane afirma que o mais importante é realizar uma entrega perfeita – e a digitalização precisa ser apenas parte disso, um meio para chegar a esse fim. Ainda assim, ela sustenta que a concessionária é indispensável para o cliente da empresa.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]