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Como é possível fazer dinheiro com conteúdo na era digital?

Como é possível fazer dinheiro com conteúdo na era digital?

Com a proliferação ferramentas que inibem a exposição aos anúncios, não há mais espaço na mídia para fazer dinheiro simplesmente com publicidade. Os dilemas da mídia no Web Summit

No Web Summit, os executivos David Perpich, Presidente da The Wirecutter, Fred Santarpia, CDO da Conde Nast e Alicia Navarro, CEO da Skimlinks, debateram o futuro da geração de valor das plataformas de conteúdo para além da publicidade compulsória.

Como superar a lacuna representada pela queda da publicidade convencional, display? Para Fred Santarpia, é necessário se adaptar múltiplas formas de negócios, múltiplos modelos de negócio, baseados em conteúdos, vídeos, dados e marketing de performance. O conceito de conteúdo hoje passa pela gestão de plataformas, com marcas bem estruturadas, com capacidade de geração de escala e focadas nas expectativas dos clientes. “Temos de pensar naquilo que os clientes consideram significativo de cada marca e proposta de leitura. Para Perpich, a questão ganhou muita complexidade. “Não estamos mais no negócio de prover notícias, mas de responder às perguntas dos leitores”, afirmou.

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Mas, nessa perspectiva, como é possível monetizar as plataformas de conteúdo de forma rentável? Alicia Navarro foi bastante incisiva sobre esse ponto, em seus questionamentos. O Chief Digital Officer da Conde Nast, Fred Santarpia, enfatiza que a resposta passa pela criação de plataformas escaláveis, que possam fornecer conteúdo com algum propósito, que seja, capazes de se conectar com leitores e clientes. O debate enfatizou que nesse caso o produto também deve ser desenhado do cliente para dentro e oferecer múltiplas formas e padrões de interação.

Lidando com gigantes

Para Perpich, a necessidade de testar é permanente. “Nem sempre o que produzimos pode ser monetizável. Algumas vezes funciona, outras não. Mas precisamos testar continuamente”. Alicia provocou os executivos para que comentassem sobre o poder da Amazon: a empresa é aliada ou inimiga dos produtores de conteúdo?

Para David, Amazon, Apple, Google e Facebook são empresas que estão modelando o mundo e as mídias precisam se adaptar e conviver com elas, para que possam impulsionar seus negócios. Santarpia não os julga e defende que as empresas do segmento precisam criar pontos de contato com essas mídias sociais para conquistar e engajar audiência.

E os dados?

Como a gestão do Big Data pode ajudar a trazer receitas para os produtores de conteúdo. A chave é compreender como o consumidor se comporta, como compra online e offline, que tipo de conteúdo ele vê, qual conteúdo o afasta, qual a taxa de evasão.

O grande problema é enfrentar a praga das fake news, e criar formas de evitar que o conteúdo nocivo seja distribuído. Fundamentalmente, estamos entrando em uma era na qual as pessoas irão pagar pelo conteúdo.

O leitor concorda?

Acompanhe a cobertura do Web Summit!

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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