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Como é possível fazer dinheiro com conteúdo na era digital?

Como é possível fazer dinheiro com conteúdo na era digital?

Com a proliferação ferramentas que inibem a exposição aos anúncios, não há mais espaço na mídia para fazer dinheiro simplesmente com publicidade. Os dilemas da mídia no Web Summit

No Web Summit, os executivos David Perpich, Presidente da The Wirecutter, Fred Santarpia, CDO da Conde Nast e Alicia Navarro, CEO da Skimlinks, debateram o futuro da geração de valor das plataformas de conteúdo para além da publicidade compulsória.

Como superar a lacuna representada pela queda da publicidade convencional, display? Para Fred Santarpia, é necessário se adaptar múltiplas formas de negócios, múltiplos modelos de negócio, baseados em conteúdos, vídeos, dados e marketing de performance. O conceito de conteúdo hoje passa pela gestão de plataformas, com marcas bem estruturadas, com capacidade de geração de escala e focadas nas expectativas dos clientes. “Temos de pensar naquilo que os clientes consideram significativo de cada marca e proposta de leitura. Para Perpich, a questão ganhou muita complexidade. “Não estamos mais no negócio de prover notícias, mas de responder às perguntas dos leitores”, afirmou.

Confira a edição digital da revista Consumidor Moderno!

Mas, nessa perspectiva, como é possível monetizar as plataformas de conteúdo de forma rentável? Alicia Navarro foi bastante incisiva sobre esse ponto, em seus questionamentos. O Chief Digital Officer da Conde Nast, Fred Santarpia, enfatiza que a resposta passa pela criação de plataformas escaláveis, que possam fornecer conteúdo com algum propósito, que seja, capazes de se conectar com leitores e clientes. O debate enfatizou que nesse caso o produto também deve ser desenhado do cliente para dentro e oferecer múltiplas formas e padrões de interação.

Lidando com gigantes

Para Perpich, a necessidade de testar é permanente. “Nem sempre o que produzimos pode ser monetizável. Algumas vezes funciona, outras não. Mas precisamos testar continuamente”. Alicia provocou os executivos para que comentassem sobre o poder da Amazon: a empresa é aliada ou inimiga dos produtores de conteúdo?

Para David, Amazon, Apple, Google e Facebook são empresas que estão modelando o mundo e as mídias precisam se adaptar e conviver com elas, para que possam impulsionar seus negócios. Santarpia não os julga e defende que as empresas do segmento precisam criar pontos de contato com essas mídias sociais para conquistar e engajar audiência.

E os dados?

Como a gestão do Big Data pode ajudar a trazer receitas para os produtores de conteúdo. A chave é compreender como o consumidor se comporta, como compra online e offline, que tipo de conteúdo ele vê, qual conteúdo o afasta, qual a taxa de evasão.

O grande problema é enfrentar a praga das fake news, e criar formas de evitar que o conteúdo nocivo seja distribuído. Fundamentalmente, estamos entrando em uma era na qual as pessoas irão pagar pelo conteúdo.

O leitor concorda?

Acompanhe a cobertura do Web Summit!

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gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


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