Pesquisar
Close this search box.
/
/
4 dicas para poupar tempo e dinheiro ao fazer compras no supermercado

4 dicas para poupar tempo e dinheiro ao fazer compras no supermercado

“Com um planejamento simples das suas compras você consegue economizar muito tempo e dinheiro, que podem ser investidos de forma muito melhor em outra área da sua vida”

Ir ao supermercado pode ser uma experiência desgastante quando não nos planejamos. O pesadelo já começa ao procurarmos uma vaga no estacionamento, se estende pelas horas que passamos navegando pelos corredores à procura de produtos enquanto tentamos lembrar o que falta em casa e finaliza com uma espera interminável na fila do caixa (sempre acompanhada por uma conta estratosférica). Mas… E se eu te disser que é possível evitar todo esse desgaste?

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Com um planejamento simples das suas compras você consegue economizar muito tempo e dinheiro, que podem ser investidos de forma muito melhor em outra área da sua vida!   Quer descobrir como? Continue lendo que eu te conto!

1- Faça uma lista de compras por semana

De todas as dicas neste artigo, essa com certeza é a mais intuitiva. Entretanto, ela é também a mais ignorada pelas pessoas. Isso porque exige certo tempo e disciplina para fazê-la e porque muita gente se esquece de levar a lista consigo para o supermercado.

Mas com toda a tecnologia que temos atualmente, essa desculpa já não cola mais. Existem hoje diversos aplicativos de lista de compras para todos os sistemas operacionais mobile. Experimente e teste algumas variações e descubra qual deles mais se adapta à sua realidade.

Confira algumas sugestões:
?    Lista de Compras – SoftList
?    Lista de Compras
?    Lista de Compras Super Simples
?    Bring! Lista de Compras
?    Out of Milk Lista de Compras

Essa prática de anotar antecipadamente o que irá comprar é importante porque:

a.    Evita que você gaste dinheiro comprando coisas que já tem em casa ou que não precisa;
b.    Ajuda você a lembrar de tudo o que precisa comprar para evitar aquela sensação de raiva quando lembra que foi ao supermercado só para comprar papel higiênico, por exemplo, comprou tudo e acabou voltando sem ele;
c.    Permite que você se dirija diretamente para as sessões com os produtos que você quer comprar, reduzindo o tempo gasto no mercado;
d.    Facilita a comparação de preços.

Faça este pequeno esforço antes de ir às compras e descubra o quanto irá economizar com essa simples prática.

2- Faça suas compras pela manhã ou horários alternativos

Uma forma excelente de poupar seu tempo ao fazer compras é realizá-las no período da manhã, de preferência logo após a abertura do supermercado. Este é o horário mais vazio e permite que você escolha seus produtos com tranquilidade e de forma rápida. Se este horário não for viável para você, pesquise horários e dias da semana em que o supermercado esteja mais tranquilo. Dessa forma, haverá uma grande quantidade de vagas no estacionamento e os caixas estarão livres.

3- Prefira centros atacadistas

Centros atacadistas têm, em geral, preços mais em conta do que supermercados. E são, surpreendentemente, mais vazios também. Como seu público-alvo geralmente é focado no B2B, é fácil entender o porquê.

Mas atenção: nem sempre vale a pena desviar sua rota para frequentar um atacadista. Geralmente é recomendado quando você for fazer a compras do mês de fato. O volume é decisivo nestas horas. Faça as contas do combustível, desgaste do veículo, tempo gasto no trajeto…  Tudo isso conta na hora de escolher onde você fará suas compras.

4- Peça para outra pessoa fazer compras para você

Uma das dicas mais valiosas que sempre compartilho em meus treinamentos sobre Gestão do Tempo e Ferramentas de Produtividade é sobre a importância de delegar tarefas. Com sua lista de compras pronta e depois de ter avaliado qual é o melhor estabelecimento para adquirir seus produtos, peça a outra pessoa que vá no seu lugar.

Quando fazemos a pesquisa de preços com antecedência (e com a internet isso fica muito fácil), isso nos permite planejar um orçamento. Assim, não gastamos mais do que o necessário, sem passar vontade de comprar coisas a mais.

Outro motivo para pedir que alguém faça as compras por você é bastante intuitivo: você pode parar de perder tempo com algo tão trivial. Quanto menos focar em tarefas operacionais, mais tempo você terá para se dedicar a atividades importantes e estratégicas.

Se você não tem uma secretária ou alguém da família que possa delegar essa atividade, combine com seus amigos ou vizinhos um rodízio: uma semana ou mês ele faz as compras, na outra você vai. Simples e eficiente!

E você? Como economiza tempo e dinheiro quando vai às compras?

Compartilhe suas experiências nos comentários e ajude outras pessoas!

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]