Pesquisar
Close this search box.
/
/
3 dicas simples para organizar a vida financeira sem deixar de gastar

3 dicas simples para organizar a vida financeira sem deixar de gastar

Especialista aponta pequenas atitudes que podem fazer a diferença quando o assunto é ter uma vida financeira saudável, algo que todos queremos

Quem não tem aquele amigo ou conhecido que, mesmo ganhando menos, dá a impressão de que realiza mais coisas? Viaja todo ano, troca de carro, comprou uma nova TV dessas enormes? O que ele tem? Uma coisa simples: organização. Sim, muitas vezes, o orçamento desequilibrado é reflexo da falta de organização e não necessariamente da quantia que se recebe em salário.

“Muitos brasileiros ainda encontram dificuldades em disciplinar as próprias finanças. Em muitos casos esse desajuste de gastos pode adiar a compra da casa própria, carro, viagens, estudos e planejar o futuro com liberdade financeira”, revela Ricardo Assaf, fundador da Empresa Capital e presidente da Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito (ABSCM).

Segundo ele, existe um consenso de que não se deve gastar mais do que se ganha. Embora seja uma observação simples e dita há muito tempo, muita gente se esquece que, ao quebrar essa lógica, posterga-se os planos e a possibilidade de se ter uma reserva financeira para gastos inesperados. Quem consegue administrar bem suas finanças pessoais pode planejar o mês, o ano, o semestre sem ter necessariamente que parar de gastar e consumir.

Assim, Assaf aponta 3 dicas simples para não passar aperto e ter uma vida financeira mais organizada, sem precisar deixar de gastar:

1 – Crie uma planilha. O primeiro passo é fazer um diagnóstico de todos os gastos fixos que tem como aluguel da casa, carro, IPTU, escola, cartão de crédito, condomínio e convênio médico. Comece a anotar as despesas mensais e diárias para saber exatamente em que seu dinheiro está sendo empregado. De um lado insira em que foi gasto e, do ouro, o valor. Se alguma compra foi feita em prestação, é importante mencionar o número de parcelas e os juros em cada uma. Caso não queira fazer manualmente a planilha, procure gerenciadores e aplicativos financeiros disponíveis e gratuitos na web.

2 – Delimite gastos. Para muita gente o cartão de crédito é um vilão e um dos principais perigos do orçamento doméstico, seja pela dificuldade de controle das dívidas, seja por não saber planejar as compras. Nesse caso, a dica é determinar um porcentual de limite de gasto mensal, uma espécie de meta. O importante é não comprometa mais que 30% da sua renda líquida mensal e evite ao máximo pagar o valor mínimo do cartão.

3 – Repense prioridades. Para ter o controle das finanças pessoais, é fundamental saber o que é gasto essencial e supérfluo. As contas essenciais (escola, aluguel, condomínio, prestação de casa, parcela de carro, seguro médico e outros) são os gastos fixos e esses devem ser as prioridades de pagamento. Partindo dessa ideia, ficará mais fácil saber aonde se quer chegar e desfrutar da saúde financeira.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]