/
/
Dicas para entrar no mundo do empreendedorismo

Dicas para entrar no mundo do empreendedorismo

Thiago Pestana, sócio na Enéas Pestana & Associados, explica que o sucesso não depende apenas de uma boa ideia e lista pontos fundamentais para ter sucesso

Para ter sucesso, o empreendedor precisa ter muito mais que uma ótima ideia. É necessário planejamento, estudo e estratégia aliados a uma comunicação assertiva e a uma grande dose de persistência para conseguir inserir um novo produto no mercado.

A chave para colocar o seu produto nas gôndolas das grandes redes é realizar uma pesquisa preliminar bem estruturada e direcionada para conhecer o mercado em que você está entrando e, assim, entender quais são as oportunidades e onde elas estão.

A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!

Por isso, listo abaixo três passos fundamentais para quem está se preparando para entrar em um mundo bastante competitivo e que não sabe por onde começar:

Estudo e definição do público-alvo

Vá além do target e descubra as principais características e comportamentos do seu público. Com essas informações em mãos ficará mais fácil desenhar um planejamento de “Go to Market” mais assertivo.

Estratégias de venda e metas

Cada canal de venda exige uma certa dinâmica de produto (diferentes SKUs e volumes), precificação e promoção. Se concentre no canal que se adeque melhor ao seu tipo de produto e público-alvo, lembrando que o consumidor hoje não é fiel a um canal específico e está sempre em busca de praticidade, portanto, não abra mão de se fazer presente. A dica é criar um cronograma com metas objetivas para mensurar os seus reais avanços para cada região, canal e cliente.

Uma equipe sólida e que acredite na ideia

Você já deve ter ouvido que quem constrói a empresa são as pessoas, certo? Pois bem, essa ideia é fundamental no empreendedorismo. Forme uma equipe enxuta com pessoas dedicadas que possam se adaptar facilmente a novos ambientes e que se comunique muito bem.

Com um planejamento estruturado e um time alinhado, a expansão fica mais tangível e o empreendedor já consegue pensar em atingir um público maior por meio das grandes redes.

Monitore o que a sua concorrência oferece. Depois, se aproxime dos varejistas e demonstre a eles os seus diferenciais e como o seu produto pode alavancar as vendas. Quanto mais certeiras forem suas estratégias de marketing, mais facilmente você conseguirá chamar a atenção das principais redes.

Entenda que o empreendedorismo demanda paciência, pois o processo é árduo e os resultados são alcançados em longo prazo. Por isso, não pule etapas: acompanhe o seu setor e as coisas que acontecem ao seu redor e esteja preparado para adaptar o seu negócio às tendências do mercado.

O que eu posso lhe dizer é: se você encontrou uma ideia que o motiva, isso já é um passo imenso, mas seja realista, comece devagar e não arrisque tudo. Falhar é algo bastante comum e fará com que você cometa menos erros no futuro.

*Thiago Pestana é sócio na Enéas Pestana & Associados

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]