O dia 14 de abril é o Dia Mundial do Café, uma homenagem à segunda bebida mais consumida do mundo – o cafezinho perde apenas para a água. Além de ser o maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil também se destaca no consumo. São 5,8kg de café per capita anualmente, em média. O brasileiro toma, estima a Organização Internacional do Café (OIC), de 3 a 4 xícaras por dia.
Um dos motivos pelos quais o café continua sempre em alta é a chegada de novos consumidores. Segundo Kate MacDonnell, CMO da Coffee Affection, organização norte-americana dedicada ao café, a Geração Z é apaixonada por bebidas à base café. Apesar de não serem os maiores fãs do tradicional cafezinho, cafeterias e lojas têm ficado cheias de jovens em busca de bebidas especiais.
Leia mais:
Da plantação do café ao PDV: como o cuidado com a experiência pode encantar o cliente
A forma de consumir esta paixão nacional está cada vez mais diversificada inclusive no Brasil.Caleb Bordi, gerente de marketing da Philips Walita, revela que o consumo de café está cada vez mais mutável e repleto de tendências.
“Que o brasileiro é criativo e gosta de inovar, todos sabem, ainda mais quando se trata de uma bebida tão querida pelo público. Estamos sempre acompanhando o mercado e percebemos um aumento na variedade das formas de consumo, como, por exemplo, os drinks de café gelado com frutas cítricas. Hoje em dia, vemos o café até mesmo com bebidas alcoólicas, como o gin”, destaca Bordi.
Modernização da tradição
O café tem passado por um momento de transformação e com um consumidor cada vez mais em busca de novas experiências, marcas e empresas têm investido em novos métodos de consumo, outros equipamentos e os consumidores estão descobrindo novos tipos de cafés, torras e grãos.
“É uma bebida tradicional, mas que também é versátil e atemporal. A cada ano, novas receitas e formas de servir o café aparecem e isso faz com que a bebida siga em evidência. Temos uma variedade imensa de tipos de café, bem como máquinas mais modernas que já fazem a personalização de forma fácil e prática”, comenta.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
O executivo enxerga este movimento de modernização do café como algo muito positivo para o segmento. “Essa mudança de comportamento do consumidor também é benéfica para o mercado, que se moderniza ao acompanhar as necessidades e desejos dos fãs de café, que, por sua vez, têm uma experiência cada vez mais singular ao saborear sua bebida favorita”, aponta.
Cafezinho, espresso, pingado: toda forma de beber vale a pena
Em seguida ao tradicional cafezinho, as formas mais consumidas de café são com leite, capuccino, macchiato e latte. Para acompanhar a preferência da dupla dinâmica café com leite em suas mais variadas formas, a Phillips Walita lançou uma nova máquina de espresso com tecnologia LatteGo entrega bebidas à base de leite com qualidade e equilíbrio.
A Cafeteira Espresso Automática Série 5400 tem tecnologia para fazer 12 tipos de café em apenas um toque. Inclusive com a moagem na hora em 12 diferentes gradações, cinco níveis de intensidade e três de temperatura.
“O aparelho é o mais versátil e completo do nosso portfólio, ouso dizer até do mercado. Com ela, o consumidor tem opção para preparar café normal, espresso, americano, cappuccino, latte macchiato, flat white, café com leite, latte, cremoso, ristretto, espresso longo, espuma de leite e água quente – além da função extra shot, para quem gosta do sabor mais forte e concentrado”, comenta Caleb Bordi.
Leia mais:
Cápsulas de café: de onde vêm e para onde vão?
Novos lançamentos e mais sabores
A Casa Bauducco lança para celebrar o Dia Internacional do Café um blend exclusivo de café em celebração aos 10 anos da marca. O produto, edição limitada, foi desenvolvido em parceria com especialistas da Ipanema Coffees, uma das principais produtoras de cafés especiais do Brasil, para harmonizar perfeitamente com as receitas artesanais de Casa Bauducco.
O blebnd produzido com grãos cuidadosamente selecionados, traz uma combinação equilibrada de um café encorpado com notas predominantes de caramelo, que equilibram com o sabor do café sem roubar o protagonismo da bebida.
A Nescafé também está investindo em novos sabores para atrair o consumidor. Além dos tradicionais sabores oferecidos pela Dolce Gusto, a marca apresenta uma nova opção, o sabor Galak, na versão em cápsulas.
Recentemente a Starbucks at Home lançou dois novos produtos para Nespresso: Vanilla e Caramel. As novidades iniciaram a coleção de cafés aromatizados da marca, para oferecer aos consumidores sabores para diferentes paladares.
Vanilla mistura o sabor doce de baunilha com notas de biscoito, e Caramel é a mescla especial de notas amanteigadas de caramelo com baunilha. Ambas as cápsulas são de intensidade 5 de café torrado Guatemala, com notas acentuadas de limão cristalizado, caramelo doce e um toque de cacau no final.
“Acompanhamos as tendências de mercado e as necessidades e desejos de consumo de nossos consumidores. Identificamos um crescimento na procura por cafés aromatizados e por isso trouxemos as novidades por tempo limitado em nosso portfólio. Seguimos com a premissa de oferecer experiências diferenciadas e soluções de qualidade e inovadoras aos nossos consumidores”, diz Mariana Rocha, gerente de marketing da Starbucks at Home – marca para consumo doméstico da rede.
+ NOTÍCIAS
Havaianas alia experiência física à presença digital
Gapminder: o site que desmente o senso comum com dados