A preferência dos consumidores pela compra de presentes para o Dia dos Pais em lojas físicas é uma realidade, segundo pesquisa inédita feita pelo Google. De acordo com o estudo, divulgado com exclusividade pela Consumidor Moderno, quatro em cada 10 filhos estão dispostos à ir às ruas, ao shopping para encontrar o presente perfeito para a data. Os números indicam uma elevação de oito pontos percentuais em comparação ao ano passado, de 32% a 40%. Este é um dos fatores que o Google avalia que pode estar adiando a movimentação para o Dia dos Pais, já que o levantamento indica uma menor antecipação dos consumidores para pesquisar e comprar.
Além da compra presencial, se destacam os sites (22%) e apps (21%) das lojas, seguidos por redes sociais (13%), apps de entrega ou delivery (12%) e apps de mensagens ou telefone (11%).
As lojas físicas são destino não apenas para a compra dos presentes, mas também para o processo de busca por informações, como inspirações, preços, descrições e avaliações para 29% dos entrevistados. Porém, as plataformas digitais são as mais relevantes nesse momento, já que na busca do presente ideal, o levantamento indicou que 30% dos compradores primeiro fará buscas no Google, 23% em sites ou apps de lojas, 18% em redes sociais e 13% por vídeos no YouTube. Estas pesquisas, tanto no online quanto no offline, mostram que as semanas anteriores ao Dia dos Pais são uma boa oportunidade para construção da estratégia omnicanal.
Critérios para escolher o presente dos pais
Na hora de escolher a loja para comprar o presente, os critérios mais importante são:
• 34% – Preços/descontos/cupons/promoções
• 30% – Bom atendimento
• 22% – Custo da entrega/Frete grátis
• 19% – Variedade/qualidade dos produtos
• 19% – Tempo de entrega/Entrega rápida
• 13% – Condições de troca/adiamento/cancelamento
A pesquisa entrevistou mil pessoas com acesso à internet e que pretendem comprar ou já compraram presentes de Dia do Pais neste ano.
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